domingo, 24 de dezembro de 2023

NATAL!


Pode ser uma data comercial explorada por muitos, mas é uma data simbólica.


Todos os povos, à sua maneira, comemoram o nascimento de Cristo, que veio a Terra para nos salvar.


Mesmo os ateus se reúnem na noite de nascimento do nosso Cristo para as confraternizações de paz e amor.


Aqueles que não têm família, saem na noite de Natal com seus companheiros para jantarem fora. Claro, os que podem.


As crianças filhas de ricos ganham presente inúteis, baseados apenas nos tamanhos das suas caixas.


Há Natais de soldados guerreando, como sempre. Nas penitenciárias, nos serviços de saúde e moradores da rua.


Natais alegres e Natais muito tristes. A roda da vida não para e todos estão sujeitos as intempéries do tempo.


Cresci e fui educado sem o ritual familiar da ‘ceia de Natal’. Meu pai trabalhava na noite de Natal. Daí essa estranha sensação que sinto hoje nessa data, como que uma ‘alegria forçada’.


Essas comemorações de final de ano funcionam em mim como um sentimento que não me é espontâneo, com pontinhos de tristeza e melancolia.


Na verdade, nunca senti aquela alegria plena, própria de muitos. A minha é contida, e mais, tenho dificuldades de me lembrar delas, que sei que foram muitas.


Sinto alegria em presentear as pessoas, e não em receber, pois tenho o suficiente para o resto da minha vida.


Que dizer das comidas do Natal, tão diferentes das nossas do dia-a-dia?


Tudo é festa, e os shoppings e lojas estão entupidas de pessoas procurando algo para comprar. Admitem que com esse gesto estarão agradando àqueles que irão receber.


A maioria das pessoas, acredito que gosta dessas festanças.


Alguns saem de casa, apenas para serem fotografados, sentados ao lado do ‘profissionalizado’ Papai Noel!


Esta crônica é uma visão de uma pessoa sensível, que veio de um lar simples, com o trabalho do pai na noite de Natal.


É um inconformado com as injustiças sociais e a justiça dos homens.


Feliz Natal, com muito carinho e afeto!


Gabriel Novis Neves

25-12-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.