terça-feira, 26 de dezembro de 2023

PÓS NATAL


Amanheci com o meu WhatsApp entupido de mensagens de Natal, que será amanhã, data do nascimento de Jesus, filho de José e Maria, em uma manjedoura de um casebre.


Desde que dezembro surgiu no nosso calendário iniciei a receber as esparsas mensagens, que foram se avolumando com a intensidade da aproximação do nascimento do Menino Deus, no dia 25 de dezembro, que é o Natal, que significa data do seu nascimento.


Ele nasceu em Belém, uma cidade atualmente localizada no território palestino da Cisjordânia, cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém.


Foi criado em Nazaré — quando voltou do Egito, para onde foram fugindo de Herodes — o ‘Grande’, que ordenou que matassem todos os bebês!


Os Reis Magos comentaram com Herodes que havia nascido um Rei e, para não perder o trono, ordenou a matança de todos os bebês do reino.


A maioria das congratulações que recebi foram de fotos legendadas, vídeos ou correntes. Outras por textos copiadas de anos passados ou do Google, e um número bem menor de frases pessoais e curtas. O assunto sempre: o nascimento do filho de Deus.


Não sei a razão de pelo menos os textos pessoais, chegarem bem antes do nascimento do nosso Salvador.


Já imaginaram dar as condolências antes do fato acontecido? Seria mais aceitável que viessem depois. Até o sétimo dia, diz a ‘etiqueta’.


Os comerciantes esquecem rapidamente do nascimento de Cristo, e no outro dia já fazem a ‘queima’ do Natal, e a ‘troca de presentes’, que sempre ficam com preços mais elevados.


Agora é investir na publicidade do próximo dia 31 de dezembro, último dia do ano.


As cores amarelas, brancas e vermelhas dos vestuários, rapidamente aparecem nas vitrines das lojas e shoppings, assim como os fogos de artifício, ‘sem barulho’, segundo as nossas leis.


‘Rompeu o Ano Novo’, um sem número de superstições tomam conta do nosso país.


Papai Noel sai de cena e entra o Rei Momo. Tudo é carnaval na terra do carnaval, que só terminará na ‘Quarta-feira de Cinzas’.


As ‘Escolas de Samba’ saem dos seus galpões, para desfilarem nos seus ‘Sambódromos”.


Inicia-se o ‘período da quaresma’ e só então começa o ‘Ano Novo’, com a declaração do imposto de renda à Receita Federal.


Gabriel Novis Neves

24-12-2023




HISTÓRIA DO REI MOMO NO RIO DE JANEIRO


O REI MOMO DESDE A MITOLOGIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.