quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

PROBLEMAS DA “IA”


A idade avançada (IA) nos causa muitos embaraços, especialmente àqueles relacionados à morte.


Quanto mais vivemos mais nos aproximamos da morte, assim diz a natureza.


Depois que completei oitenta e cinco anos penso todos os dias na morte.


Como será? É a pergunta certa de todos que têm vida!


Ainda vai demorar quanto tempo para isso acontecer? Vou morrer aos poucos ou de morte súbita?


Esse pensamento diário sobre a morte só aumenta o meu padecer.


Nossa sociedade hipócrita insiste a nos convencer que a velhice é a melhor fase da vida.


Jovem, nunca pensei em envelhecer, embora soubesse ser um processo fisiológico e só não chegaria lá se falecesse antes.


Sempre cuidei, e bem, da minha saúde, apesar de ter tido uma vida cheia de stresses pelas barreiras naturais que tive que enfrentar.


Minha maior preocupação foi em deixar um legado aos meus descendentes e à sociedade.


Como acumulei idade tenho mais histórias, e nada me fazia pensar sobre a morte.


A morte atualmente faz parte do meu cotidiano, e como me incomoda, resolvi enfrentá-la escrevendo sobre ela.


Tenho intimidade com ela, pois como médico sempre trabalhei para derrotá-la, sabendo nem sempre ser isso possível.


Existe a data ideal apenas para se nascer, e a data para morrer continua sendo uma incógnita.


E a vida é um percurso que só tem ida, não existindo um retorno para correção.


Aquele que determina a data para morrer comete o suicídio, que é um ato que está relacionado aos transtornos mentais.


Tratamentos psiquiátricos poderão prevenir o suicídio.


Alguns personagens históricos cometeram suicídio, como o Presidente Getúlio Vargas no Palácio do Catete em 1954, com um tiro no coração, e foi um ato político consequência de um forte trauma sofrido.


Sufocado pelo escândalo político conhecido como “mar de lama”, o Presidente Vargas abreviou o seu tempo de vida entre nós e preferiu a eternidade da história a viver na desonra.


Ausente de nós fisicamente, através dos seus herdeiros políticos continuou vencendo as eleições, até o movimento de 1964.


Com a volta das eleições diretas em 1982, o Presidente Vargas foi fundamental para a vitória da eleição do gaúcho Leonel Brizola para o governo do Estado da Guanabara.


Pensar diariamente na morte é obsessão, que é um tipo de distúrbio mental descrito por Freud como um tipo de neurose, e é adquirida.


Diferente da causa maior dos suicídios que é a esquizofrenia e o transtorno bipolar, que são psicoses.


Para aqueles que cometem o suicídio, só a morte para explicar o motivo.


Eu tenho mais medo de cometer o suicídio que da morte natural, destino certo de todos nós.


Gabriel Novis Neves

11-01-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.