sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

ALMOÇO ESPANHOL


Meu filho Ricardo fez um almoço de aniversário do Flávio, noivo da minha neta Fernanda, com uma delícia da culinária espanhola, a paeja.


O cozinheiro foi o seu sogro Mauro, médico por profissão acadêmica e “chef” por vocação.


É um craque na arte de cozinhar e um dos seus pratos prediletos nas festas de toda a família reunida é a paeja, ou paella em espanhol.


Dá gosto vê-lo cozinhar no imenso fogão da área da cobertura do apartamento do meu filho.


Ele escolheu fazer a paeja mista com frutos do mar e carne, podendo acrescentar frango ou peixes.


Na imensa panela rasa e arredondada, foram colocados camarões, polvo, tiras de lulas, mexilhões, pequenos pedaços de carne.


Arroz refogado em óleo de oliva e cozido, com alcachofra, azeitona preta, cogumelo, ervilhas, temperado com alho, cebola, pimentão, sal, pimenta do reino, salsinha, limão.


Enquanto aguardava o prato ficar pronto o “chef e os torcedores” tomavam cerveja bem gelada e petiscos preparados na hora.


É um verdadeiro show apreciá-lo cozinhar.


Dos meus três filhos, o Ricardo é o único fã desse hobby.


Adora receber familiares e amigos para almoços e jantares em datas comemorativas, todos os meses.


Eu não pude comparecer desta vez, mas, ele e a Patrícia minha nora, não se esqueceram e me enviaram o prato da festa, o suficiente para o meu almoço e da minha funcionária.


Apesar da distância da nossa cidade com o litoral, onde encontramos frutos do mar, a tecnologia dos transportes aéreos nos propicia encontrar nas casas especializadas essa delícia para consumo domiciliar com segurança sanitária.


Também temos diversos restaurantes e clubes que servem a culinária espanhola rica em frutos do mar.


Fico dividido quando a culinária é espanhola com a sua paeja, e a portuguesa com a sua bacalhoada.


Enquanto médico no Hospital e Pronto Socorro Municipal Souza Aguiar no Rio de Janeiro, todas as quintas-feiras, antes de iniciar o meu plantão noturno, jantava no restaurante português Lisboeta, especializada em bacalhau.


Aqui gosto muito do restaurante Parma, onde se come um excelente filé de bacalhau, inundado em azeite e batatas.


Os portugueses e espanhóis, primam pelos pratos fartos, diferente dos franceses que tem excelente cozinha e pratos maravilhosos que mais parecem amostras grátis.


Os italianos são insuperáveis com as suas massas, e imbatíveis com as suas pizzas!


E o meu almoço hoje correu por conta de mais uma festa na casa do Ricardo.


Gabriel Novis Neves

12-12-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.