sábado, 7 de janeiro de 2023

CORAÇÃOZINHO DE FRANGO


Todas às vezes que a cozinheira prepara esse prato da nossa culinária faço uma regressão a minha infância tão distante.


Lembro da minha mãe servindo frango assado recheado de farofa de couve no almoço e eu e meus irmãos aloitando para ficar com o coraçãozinho do frango.


É uma carne deliciosa, só comparável à da moela do frango.


Para evitar brigas entre os filhos, minha mãe tirava o coraçãozinho do frango assado na cozinha, e fazia um sorteio onde o vencedor, saboreava essa delícia.


Havia também briga pela moela, e o jogo do esterno era muito disputado.


O esterno é um osso que fica na parte anterior do tórax e termina em uma bifurcação.


Cada criança segurava com os dedos uma bifurcação óssea e puxava.


Quem ganhava era quem ficava com a maior parte do osso, e tinha direito a escolher as partes nobres do frango.


Meu pai não participava do jogo do esterno, e quando eu ganhava escolhia a coxa do frango.


Antigamente tudo era motivo de brincadeiras, e as refeições da família eram momentos de alegria.


Hoje os miúdos dos frangos são vendidos separados nos mercados.


Pouco gostava do fígado, rins, pescoço, asas e pés do frango.


Em qualquer churrascaria, coraçãozinho de frango é servido assado no espeto fino de ferro como entrada do almoço.


Aqui em casa ele é temperado com limão, alho, shoyu, sal, ervas finas, preparado na frigideira com manteiga Aviação.


Refogado na frigideira e, quando começa a dourar, se joga fatias de cebola até caramelizar.


 O prato está pronto a ser servido.


Como acompanhamento uma porção de abobrinha verde refogada na frigideira com ovos por cima.


Arroz branco e farofinha de manteiga.


Está pronto mais um saboroso prato da nossa culinária e nos conduzindo à uma viagem no tempo.


De sobremesa fatias geladas de melão.


Todas às vezes que escrevo sobre assuntos que me remetem ao passado, sinto que o tempo passou muito rápido, me deixando saudades, e não encontro mais as pessoas dos antigos almoços, quando éramos felizes e não sabíamos.


Um aperto doído no coração com a impossibilidade do tempo em refazer as mesas dos almoços de tempos atrás.


E esse sentimento brota em mim com um simples almoço de coraçãozinho de frango!


Gabriel Novis Neves

07-12-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.