quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A FONTE SECOU


Certa ocasião uma professora de semiologia da língua portuguesa da nossa universidade me disse que quando lemos um texto e dissemos que tivemos a impressão, significa que temos certeza.


Por vários motivos tenho a certeza que a fonte de inspiração para as minhas crônicas secou.


Preciso avisar ao meu notebook que entre eu e ele tudo acabou.


Tomara que essa seca seja como uma nuvem passageira.


Minha rotina era escrever duas crônicas por dia, às vezes até mais, e me surpreendia com a abundância da inspiração.


Quando menos esperava sentia que ela aparecia sobre os mais variados assuntos, em qualquer hora do dia e mesmo sonhando, enquanto dormia.


Sempre escrevi pelo mais puro prazer, compartilhando esse produto com amigos.


Não sentia o tempo passar teclando meu computador, e namorava as frases feitas.


À noite, deitado na cama, sempre encontrava um tempinho para anotações no meu whtsap, facilmente transformadas em crônicas no outro dia.


Nunca comercializei um texto feito por mim, e por pura curiosidade até gostaria de saber se tem valor de mercado.


Publicadas no meu blog desde 2009, tenho quase 3.000 crônicas e nenhum livro impresso.


Essa minha abstinência criadora, precedida por uma disenteria literária, tem prazo para o seu final?


Meus dias se tornaram longos e agora sinto como o tempo demora para passar.


Ouvi escritores famosos como Ariano Suassuna ministrando as suas aulas shows e Ruy Castro ensinando como escrever um livro de biografias.


É jornalista, escritor e memorialista, trabalha só para vencer o tempo e a morte.


Com o passar dos anos as pessoas vão envelhecendo, morrendo, e elas são fontes importantes de informação do biografado.


Suassuna é dramaturgo, da Academia Brasileira de Letras, paraibano e um dos melhores humoristas brasileiros, com as suas aulas shows.


Acho que vou terminar este texto e irei trabalhar para encontrar outra fonte de inspiração.


Minha neta Fernanda me telefonou dizendo que vai se casar em outubro deste ano em Angra dos Reis, perto do mar.


Não tenho idade para fechar compromissos à longo prazo por motivos óbvios, porém, aceitei correr o risco.


Das minhas cinco netas, ficou de indez a Natália, que parece estar noiva de um colega.


Esperam concluir a Residência Médica para o matrimônio.


Espremi pedras e as águas voltaram à fonte de inspiração.


Gabriel Novis Neves

09-01-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.