Li
no jornal O Globo, de 12/10/2015, péssimas notícias sobre a nossa situação
educacional deste perdido ano.
É
muito triste, porém, necessário, tomarmos conhecimento deste cenário para
entendermos o motivo pelo qual esta nação está sendo ultrapassada por países
que, até há pouco tempo, tinham quase sido exterminados por guerras.
Citarei
algumas conclusões do fracasso do nosso sistema educacional.
1)
São elevadas as proporções de alunos que ainda não leem, escrevem e fazem
contas como deveriam.
2)
Na reforma ministerial, o Ministério da Educação foi contrapeso, sinal de
desprestígio, apesar do discurso da presidente. Demitiu-se um consagrado
professor da Universidade de São Paulo (USP), com menos de seis meses de
mandato, e colocou-se em seu lugar um político profissional, que já ocupou o
cargo, saindo numa permuta para outro ministério sem deixar saudades.
3)
O avanço na nossa educação existe, mas, é lento diante do tempo perdido, e o
pior é que não ocorre de maneira uniforme.
4)
O ensino médio é o que representa maiores deficiências, não por acaso, mas
porque há nele alta evasão.
Quero
citar agora os problemas, iniciando com as crianças em idade de alfabetização.
Desse universo, 22% não sabem ler adequadamente; 35% não sabem escrever e 57%
não sabem matemática.
Outro
dado preocupante é com o analfabetismo funcional, considerando a população de
15 a 64 anos, cuja variação de 39% em 2001, caiu para 27% em 2011.
A
evasão escolar é mais acentuada no ensino médio com 10,3%, atingindo 9,4 nos
anos finais do ensino fundamental e 4,8% nos anos iniciais.
Nada
condizente com o governo que fundou a “Pátria Educadora”.
A
gestão desse importante setor do nosso desenvolvimento precisa melhorar, assim
como os recursos orçamentários.
Esse
quadro desastroso é a fotografia da nossa penúria educacional, a grande
responsável pela desigualdade social imensa que ora vivemos.
Vamos
pensar em reverter essa situação para o bem deste país?
Gabriel
Novis Neves
12-10-2015
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