domingo, 1 de outubro de 2023

14 ANOS DE SUCESSO


O Editor me avisou que o blog do bar do Bugre está aniversariando: são 14 anos de sucesso.


Nesse período, foram publicadas cerca de 3200 crônicas. Temas os mais diversos; no geral voltados ao nosso cotidiano, num linguajar que flui facilmente, compreendido por todos.


Com esse material poderia imprimir 32 livros de 100 crônicas cada. O curioso, para desespero da Academia, é que não tenho nenhum livro impresso.


Vou deixar essa tarefa para os meus filhos, netos e bisnetos, se até lá existirem livros impressos.


Tudo que escrevi está publicado no blog que homenageia o meu pai, o popular Bugre do Bar. Foi ele um dos personagens populares da nossa história recente. Seu bar foi um destacado centro de convivência no século passado.


Quando eu nasci, o bar e sorveteria tinham 15 anos de fundação. O negócio comercial estava consolidado, funcionando em prédio próprio, num lugar privilegiado entre a atual Praça Alencastro e a da Praça da República.


O blog e sugestão do nome, eu os devo a meu amigo Dr. João Cunha. E saber que me deu de presente para comentar o Dia das Crianças! Intenção dele era que eu passasse a brincar de “esconder” com os meus textos. Que presente!


A equipe do blog é original. Nunca nos intimidaram as dificuldades literárias. Nem mesmo ganhamos ou pedimos agrado financeiro de órgãos públicos ou privados.


Sou o responsável pela elaboração dos textos. A revisão, entregue a Cristina Meirelles. Já a edição e as artes gráficas são da competência do Dr. João Cunha, o pai da criança.


Os comentários dos leitores são dirigidos a mim pelo WhatsApp, que compartilho com o editor. Quanto à estatística dos acessos de leitores, repasso à revisora.


Tenho a impressão de que, com o transcorrer do tempo, houve significativa melhora no meu modo de escrever.


No entanto, relendo “Santo de Casa”, publicado em 2 de outubro de 2009, assaltou-me uma dúvida no tocante à impressão externada hoje.


A temática da crônica a ser publicada amanhã, sobre a reinauguração do nosso Cine-Theatro Cuiabá - fechado por longo período - fez balançar minhas convicções, afinal “Cine-Theatro dos Meus Amores” é uma crônica gostosa de ser lida!


O teatro da universidade, por mim designado “Teatro dos Sonhos”, foi inaugurado pela Tônia Carrero. Corria fevereiro de 1982.


Este domingo de comemoração será especial.


Parafraseando meu colega Jorge Caramuru, precisamos abrir uma garrafa de saboroso whisky, jogar a rolhar fora, e nos deliciarmos.


Hoje, excepcionalmente, republicarei o “Currículo do Bugre”, tão simples como fora meu estimado pai.


Afinal, já lá se foram 14 anos de sucessos!


Gabriel Novis Neves

30-09-2023







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.