sábado, 30 de setembro de 2023

NÃO VOU ESCREVER


Contrariando o hábito, adquirido há bem pouco tempo, de acordar e digitar um texto, hoje, propositalmente, deixarei de fazê-lo.


Terei imenso prazer de receber o Lourenço, para almoçar.


Trata-se de meu bisneto português: veio com os pais para o casamento da tia.


Será um dos pajens. O outro será seu primo cuiabano João Gabriel.


A eles, a nobre tarefa de entrar com a noiva na Capela Santa Rita de Cássia, onde será realizada a cerimônia religiosa, sequenciada da bênção das alianças.


Um e outro vestidos de ternos azul-marinho.


Que orgulho! Coisas de avô. Sei bem: a avó do Alto, vai espargindo sua benção. Orgulhosa também!


Tenho que aproveitar esse momento único — o almoço em minha casa — para abraçá-lo bem apertado em meu peito, com beijos e fotografias, para sempre.


Meus bisnetos de Cuiabá estão sempre a me homenagear, deixando saudades de um almoço para outro.


Ficarei à disposição dessa colheita, ainda incompleta, da minha terceira geração.


Em maio devo ser mimoseado com mais um bisneto: o peralta vive muito bem no útero da sua mãe, minha segunda neta.


Só saberei do sexo do meu novo herdeiro daqui a um mês.  


Minha preferência: é que seja uma criança com muita saúde. Fico no aguardo.


Tenho muitos herdeiros a chegar.


A Deus peço que prorrogue, por mais um pouco, a minha vida neste Planeta, já que os fios do novelo vão, sem cessar, rareando.


As crianças de hoje dormem até tarde.


Também chegam tarde ao almoço, para desespero da cozinheira que ambiciona chegar cedo em casa.


Enfim, haverão de chegar! Ocasião em que se faz a troca de presentes, que é preparada pelas suas mães.


Na entrada — para deixá-los com água na boca —, a título de aperitivo, pastel frito de queijo e carne moída. Culminando com esfirra fechada e assada.


O almoço, no salão para os adultos, em duas mesas. Tudo à moda antiga, com os mais diversos pratos e outras tantas iguarias.


Salada verde, comida árabe, não faltando o quibe cru. E mais: charutinho de folha de repolho, abobrinha recheada, coalhada.


À italiana, com massas bem variadas. E à cuiabana, com farofa, batata frita, banana — da terra — também frita — e variados tipos de carnes, filé com queijo, arroz branco e feijão-preto o predileto da minha bisneta Maria Regina — a Nina.


Os quatro bisnetos: Bela, Lourenço, Nina e João Gabriel almoçarão com as suas babás na mesa da copa. Depois irão brincar na cobertura do apartamento, descendo só para as fotos da família.


De sobremesa, salada de frutas, sorvetes de vários sabores, torta de morango com chantilly. Ah, não poderia faltar: doces vindos de Portugal!


Concluída a sessão de fotos, os participantes vão aos poucos se retirando, deixando a minha casa vazia, até o próximo sábado.


Gabriel Novis Neves

30-09-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.