quinta-feira, 5 de outubro de 2023

CIÚME EM DEMASIA


Com nossos gestores públicos, aprendi que político tem ciúme de político. No exercício de cargos políticos, pude comprovar a veracidade dessa afirmação.


Já as mulheres possuem orgulho doentio de suas ambições. Muitas até se esquecem da delicadeza — que lhes é peculiar — para promover agressões gratuitas sem fim.


O orgulho denota pretensão de superioridade e de arrogância, gerando problemas no relacionamento.


É muito complicado o convívio social com essas pessoas, sejam homens, sejam mulheres.


O orgulho — o mais grave dos sete pecados capitais — não resiste à humildade, seu antídoto.


Ele se revela tão grave, que pode gerar inimizades irreversíveis. Daí por que é considerado o pai dos pecados, à luz da Igreja Católica.


Durante minha vida, tive oportunidade de trabalhar com muita gente: “Cada cabeça, cada sentença”, diz o provérbio latino. Foi então que aprendi a lidar com fraquezas e imperfeições humanas.


Muitas vezes, na qualidade de chefe, tive que me anular, para que o projeto que comandava continuasse a sua trajetória rumo ao sucesso.


Vezes houve em que, para fugir a novos transtornos, cedia ao orgulho de meus companheiros.


Poderia até trazê-los à luz, mas prefiro omitir-lhes o nome, passado tanto tempo. Assim, preservo-lhes a memória, já que muitos não estão entre nós.


Meu grande laboratório humano foi o exercício de minha profissão de médico, em consultórios e hospitais.


Ocorreu-me o ensejo de tratar e cuidar do material mais importante, que é a criatura humana.


É no âmago dela que se sucedem todos esses conflitos emocionais, causando doenças orgânicas, o que a força a recorrer a médicos.


Fiz a minha graduação em problemas da mente na própria Universidade. Já a especialização, cursei-a no hospital psiquiátrico Adauto Botelho. Se o mestrado pude fazê-lo nos hospitais públicos e universitários, o doutorado se deu em meu consultório.


Para maior eficiência de minhas consultas médicas, meu consultório cuidava de terapia visual, o único existente no Estado.


Atualmente, o material visual se encontra na biblioteca do meu apartamento, sendo visitado, aqui e ali, por estudantes de medicina, quando não por médicos.


O orgulho excessivo, assim como o ciúme, a prepotência, a arrogância, a inveja, a soberba, somados a outros transtornos, causam ou são doenças que devem ser tratadas pelos médicos generalistas, em alguns casos por especialistas.


Gabriel Novis Neves

17-09-2023











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.