quinta-feira, 19 de outubro de 2023

HOMENAGEM DA ENGENHARIA


Os ex-alunos do curso de engenharia civil da nossa universidade federal resolveram homenagear a todos os seus professores e servidores.


Esse trabalho gigante de 55 anos foi coordenado pelo engenheiro Pedro Tanus Soares, um verdadeiro líder que soube agregar muitas parcerias.


O curso iniciou a funcionar em 1968 no governo Pedrossian, tempo em que eu era Secretário de Estado da Educação, no antigo ICLC (Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá).


Com a faculdade federal de Direito, formou o embrião da futura Universidade Federal de Mato Grosso, criada em 10-12-1970.


Eu fui seu reitor fundador até fevereiro de 1982.


Na minha gestão, o curso de engenharia civil, ‘considerado nobre’, foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação no último ano do seu funcionamento.


A notícia da confirmação dessa conquista no final de 1973, chegou à reitoria via ‘Retemec’, que era o rádio do Ministério da Educação instalado na UFMT à época.


Logo a boa notícia circulou pelo ‘campus’ e professores, alunos e servidores se dirigiram à sala do bloco de tecnologia, então, segunda sede da reitoria.


A reitoria sempre ocupou espaços por períodos determinados, estando hoje na sua quinta sede, na biblioteca central, há 43 anos.


A prioridade de espaço físico no ‘campus’ sempre foi para os cursos e órgãos complementares.


A notícia do reconhecimento lotou a sala do reitor, também chamada de gabinete da reitoria, com a presença de tanta gente.


Fui convidado para ‘festejar’ a grande conquista acadêmica em um dos modernos e amplos laboratórios da tecnologia, próximo à reitoria.


Encontrei um grupo animado de pagodeiros tocando, cantando e dançando.


Cerveja rolando à vontade.


Fui logo ‘tirado para dançar’, pela mais antiga funcionária da instituição, ícone do serviço público no Estado, a saudosa dona Esmeralda França.


A festa foi de uma animação carnavalesca, em confraternização inesquecível para mim, até a cerveja acabar, pouco antes da meia noite.


Ao chegar em casa levei uma ‘bronca injusta’ da minha mulher, que estava dormindo com nossos três filhos.


Essa era a universidade do meu tempo que gostaria de contar aos homenageados e público em geral, no teatro Zulmira Canavarros.


Gabriel Novis Neves

17-10-2023





Fotografia do Professor Doutor Eng. Civil, João de Deus Guerreiro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.