terça-feira, 31 de outubro de 2023

EXERCÍCIOS FÍSICOS


Até o início da segunda metade do século vinte, muitos fumavam e poucos praticavam exercícios físicos.


A expectativa de vida em 1960 era de 52,5 anos e muitos óbitos eram causados pelo câncer dos pulmões, mais comuns nos fumantes, e doenças provenientes da vida sedentária.


Estes eram obesos e sofriam de hipertensão arterial e diabetes.


Foi então que o Ministério da Saúde lançou duas campanhas vitoriosas contra o fumo e a obesidade.


Seus resultados foram excelentes e em 2021 a expectativa de vida para quem nasceu no Brasil passou a ser de 77 anos.


A minha geração foi a última dos grandes fumantes.


Na faculdade de medicina onde estudei e conclui o curso, a maioria dos estudantes fumava cigarros industrializados.


Os professores fumavam nas salas de aulas e nos plantões.


Pouco me lembro daqueles que não adquiriram esse vício.


Iniciei a fumar logo após a minha formatura.


Ia ao Instituto Médico Legal às noites das segundas-feiras com os colegas Aldrovando e Ataliba praticar técnicas cirúrgicas.


Tinha que retirar das geladeiras os cadáveres em condições de serem estudados.


Até hoje sinto o odor do salão das geladeiras!


Reclamava aos meus colegas, que diziam que o remédio seria fumar cigarros Lincoln, que eram fortes. Eu sentia tonteira e náuseas.


Fui me viciando aos poucos.


No início não fumava na parte da manhã, e era ‘filão’.


Quando retornei para Cuiabá três anos depois, já fumava uma carteira por dia de Minister longo e minha mulher também.


Fumei muito até aos quarenta anos, quando decidi deixar o vício em uma noite, ao abrir a quarta carteira. Nunca mais fumei.


A minha mulher seguiu o meu caminho com sacrifício e gostava de sentir o aroma do cigarro.


Os meus três filhos e seis netos não sabem o que é fumar.


Fui praticar exercícios físicos após os sessenta anos acompanhando minha mulher até a academia de ginástica, às 5:30h da manhã.


Quando perdi a minha companheira troquei a academia de ginástica pelas caminhadas nas ruas da cidade, até quando meus joelhos permitiram.


Aos 88 anos completos, faço fisioterapia duas vezes por semana em casa.


Mantenho o meu peso controlado, tenho uma vida regrada e trabalho intelectualmente diariamente.


O rolo dos fios da minha existência ainda tem muito barbante para puxar.


Tenho o auxílio da genética da longevidade e não abuso, não fumando, bebendo e controlando a dieta.


A juventude de hoje não fuma cigarros convencionais, com raríssimas exceções.


Usa cigarros eletrônicos, que também provocam doenças pulmonares, inclusive o câncer.


A mocidade atual faz excessos de exercícios, em academias muito bem equipadas de instrumentos e ótimos professores.


O objetivo de homens e mulheres é ter um corpo sarado, com barriga de tanquinho.


É a chamada ‘geração saúde’.


Gabriel Novis Neves

27-09-2023






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.