sexta-feira, 26 de agosto de 2022

LEI DO MENOR ESFORÇO


Aprendi essa lei tão importante para minha vida do velho Bugre, meu pai.


Nunca mais me esqueci, como tantas outras que ele me ensinou.


Ele que era um grande autodidata, bem distante da academia!


Uma grande ventania tomou conta de Cuiabá na parte da tarde, noite e madrugada.


Como acontece nessas ocasiões, a antena da Sky, colocada na cobertura do edifício de vinte andares onde moro, com mais vinte moradores, deixa de emitir sinais, havendo necessidade de um técnico da operadora para recolocá-la no lugar.


À noite havia um jogo importante da Copa do Brasil, onde os torcedores do Flamengo, maioria no meu prédio, tinham interesse no resultado do jogo do América Mineiro e São Paulo, pois o vencedor iria enfrentar o rubro-negro do Rio.


Eu gostaria de assistir ao jogo para me livrar dos comentários políticos feitos por jornalistas parciais, defensores das estatísticas eleitorais pagas pelos maiores bancos privados, e aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral comandado pelo careca do Temer, de São Paulo.


Depois de várias ligações para a SKY, consegui uma resposta conclusiva.


Amanhã à partir das 13 horas um técnico irá me visitar.


Ele chegará seguindo as regras da Vigilância Sanitária para me proteger do Covid 19.


Satisfeito, com a certeza de um feliz final de semana com muitos jogos do brasileirão para assistir, fiquei tranquilo.


A minha enfermeira da noite, da era da tecnologia, conseguiu entrar no Youtube, onde assistimos tranquilamente o jogo.


Antes deu tempo de matar a saudade da boa música assistindo a um vídeo com Vinicius de Morais, Antônio Carlos Jobim, Toquinho, Edu Lobo e Miúcha, gravado em Milão, na Itália.


Vinicius sentado na cadeira de uma bonita mesa preta, com uma garrafa de uísque colocado em copo com gelo, onde constantemente molhava a garanta, fumando cigarros e cantando segurando um microfone.


Tom Jobim fazendo horrores com o teclado do piano de cauda cantando com a Miúcha.


Toquinho sentado em um banco alto com a perna colocada em um menor, dedilhando as cordas mágicas do seu violão.


O Edu Lobo completando, tocava flauta nesse conjunto de poetas e músicos.


Quanta saudade das músicas feitas para ouvir, sonhar, namorar e dançar!


Após dormir dez horas, acordei para fazer o que gosto atualmente, que é escrever.


Minha funcionária do dia me chama para atender o interfone que fica na cozinha.


É o morador do segundo andar que, em nome de outros, gostaria de saber se eu também estava sem sinal da Sky.


Diante da minha resposta positiva e das providências tomadas, respondeu-me: ainda bem que você pediu socorro a Sky, e desligou o interfone.


Minutos depois, o zelador do prédio me interfona perguntando se eu já havia chamado o técnico da Sky.


Finalizando, me pediu que escrevesse uma crônica, sobre a “lei do menor esforço”.


Gabriel Novis Neves

19-08-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.