segunda-feira, 29 de agosto de 2022

QUEM É O MÉDICO DO MÉDICO


Teoricamente o médico do médico deveria ser o próprio médico, mas na prática esse conceito costuma falhar, levando por vezes o médico paciente à morte.


Todos se lembram dos últimos insucessos aqui em Cuiabá.


Eu mesmo me salvei no último momento por uma concessão divina.


Há muito tempo sabia ser portador de uma estenose da válvula aórtica, de tratamento cirúrgico.


Deixei o tempo passar até chegar ao ponto de a fibrose da válvula quase impedir o passar do sangue.


Por duas vezes tive crises anginosas ao caminhar, ocasião em que cheguei a perder transitoriamente a lucidez.


Mesmo assim fui ao Rio, visitar o meu irmão Pedro, internado na UTI de um hospital, onde veio a falecer de múltiplas causas.


No meu retorno de avião tive várias crises anginóides e pensei que fosse morrer.


Foi o tempo de chegar em Cuiabá, fazer um cateterismo cardíaco onde a sonda teve que produzir uma fenda para chegar à cavidade do coração, exames para dosagem dos marcadores de insuficiência cardíaca e embarcar para fazer a colocação de uma prótese de válvula americana de última geração.


O procedimento da colocação da válvula aórtica, foi via transcutânea feita num centro de hemodinâmica, por um cardiologista clínico intervencionista, Dr. Fausto, no dia 29-08-2018, em São Paulo.


Antes tinha arritmias cardíacas e tomava um remedinho, quando por excesso de peso procurei um SPA em Sorocaba, São Paulo.


Durante os rigorosos exames feitos na Clínica de Emagrecimento, foi-me indicado uma cirurgia de urgência, que era o implante de um marca-passo cardíaco, pois corria o risco de morrer dormindo.


Retornei à Cuiabá e fiz esse procedimento com sucesso, por um meu ex-aluno de medicina, o cardiologista intervencionista Dr.Júlio, no Hospital Amecor, em 2014.


Citei esses dois casos que aconteceram comigo, professor de medicina, com bons conhecimentos em clínica médica, tendo facilidade de consultar com os melhores cardiologistas, e que quase paguei a minha imprudência de me auto consultar, com a minha própria vida chegando aos hospitais no último minuto da prorrogação para me salvar.


O médico do médico é sempre o melhor médico, e o médico paciente tem que se comportar como um cliente esclarecido, fornecendo informações precisas para uma boa anamnese, fazer os exames solicitados e cumprir com as determinações do médico escolhido para cuidar da sua saúde.


Faço isso atualmente, estou muito bem, suportando com galhardia o peso dos anos.


Gabriel Novis Neves

25-08-2022






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.