segunda-feira, 1 de agosto de 2022

MINHA BRIGA COM AS VÍRGULAS


Vira e mexe me encontro em briga com as vírgulas dos meus textos, que indicam pequenas pausas na entonação da leitura.


Escrevo a crônica e deixo “secar” por algum tempo, que pode ser de horas ou dias.


Releio, faço ajustes e depois em voz alta, chamo a funcionária de plantão para ouvi-la.


Algumas concordâncias gramaticais e repetição de adjetivos são ajustados para facilitar a leitura, como costuma dizer o meu perpétuo editor Dr. João Cunha.


Envio então o texto para revisão da minha cunhada Christina Meirelles, que se graduou em Serviço Social e Pedagogia.


Quando ela me devolve, poucas vezes faço modificações e envio ao editor para publicação e ilustração no blog do bar do bugre.


O maior problema que encontro na elaboração de uma crônica é com a colocação das vírgulas.


Também no sentido de escrever algo que não corresponda à realidade de fatos vividos por mim.


Muitos dos meus textos nascem de uma construção coletiva do meu passado, presente e situações do cotidiano.


A colocação das virgulas são decididas com a sonoridade das frases, e isso nem sempre é compatível com as regras gramaticais, onde todo final de frase é marcado por uma cadência.


Assim como a arte visual é tudo aquilo que vemos e apreciamos, assim deveriam ser as virgulas, mas não são.


Fazem parte da ortografia o uso dos sinais gráficos, de pontuação e a crase.


A gramática significa o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada.


De tempos em tempos é alterada, e eu não estou para contrariá-la, muito menos, brigar com ela.


Para limpar o texto escrito preciso de auxiliares competentes, para me proteger da academia, sempre atenta aos detalhes.


Detalhes tão simples só são percebidas pelos vigilantes gramaticais e ortográficos.


As vírgulas desnecessárias, ou mal colocadas, podem alterar o sentido da frase, até concordo, mas retiram, às vezes, a musicalidade dela.


Desta briga, que na verdade nunca existiu, nascem outros textos feitos com a liberdade de ter apenas um compromisso, que é com o seu autor e seus leitores.


Gabriel Novis Neves

04-06-2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.