Esta notícia não deve trazer boas recordações para aqueles (poucos) que nunca acreditaram na decisão enérgica do Reitor Altamiro Galindo em implantar, a primeira escola de medicina privada e de qualidade em Cuiabá, em 1997.
A Matriz fora implantada na UFMT em 1980, estando já consolidada.
Cuiabá quintuplicou sua população nestes últimos quarenta anos, assim como as cidades que compõem a Grande Cuiabá, como Várzea –Grande, que se tornou a segunda em população no Estado, comportando plenamente uma nova escola de medicina.
Altamiro Galindo foi também audacioso retirando o fundador da UFMT e do curso de medicina (já aposentado como professor universitário) do seu consultório privado para executar essa tarefa.
Como ninguém consegue fazer nada sozinho, Altamiro conseguiu o forte apoio da vice-reitora acadêmica professora Célia Galindo, e do médico-professor doutor Abraão Sebe na vice-reitoria administrativa.
A UNIC apresentava, já funcionando na área de saúde, os cursos de odontologia, fisioterapia, enfermagem, biologia, farmácia, bioquímica e psicologia.
Todos com seus esplêndidos laboratórios, salas de aulas, anfiteatros e uma boa biblioteca de referência.
Seus professores, possuíam especialização, alguns mestrados e outros doutorados.
Para apoio às disciplinas de anatomia, histologia e genética, vieram de SP, da antiga Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo, o professor-doutor José Carlos Prates, titular da cadeira de anatomia e ex-reitor da Escola Paulista, o mesmo que fora chamado pela UFMT para implantar essa disciplina, onde os professores sempre foram escassos.
Da mesma escola paulista, vieram os professores Manuel Simões para histologia e Francis Galera, para embriologia.
Aproveitaria os professores que precisasse na área de Ciências da Saúde.
Na montagem das disciplinas de série por série, aproveitei o que havia de melhor em recursos humanos para a Medicina de Cuiabá.
Fui para a UNIC no dia oito de abril de 1997 e só pedi uma contratação, a do professor Paulo Leão (UFMT) para me ajudar.
No outro dia, foi nos arrumado duas mesas em uma grande sala com outros coordenadores.
Eu e o Paulo começamos a nossa tarefa de criação, com o edital do vestibular já marcado.
Dia a dia fomos preparando o terreno para a edificação da primeira escola privada de medicina em Mato Grosso.
Tudo parecia estar correndo normalmente, mas não foi bem isso que acontecia além muros.
O Conselho Regional de Medicina de Mato-Grosso, havia convocado uma reunião extraordinária e de urgência, com a direção do curso de medicina, exigindo que provássemos da possibilidade do nosso sucesso.
Foi uma verdadeira inquisição tosca, com o auditório repleto de colegas.
O Procurador da República do Estado de Mato- Grosso ingressou com uma medida judicial que impediu a realização do exame vestibular de medicina às vésperas da sua realização, obrigando ao Reitor Altamiro Galindo viajar para Brasília e conseguir no Tribunal Regional Federal da 1ª Região sua reversão.
Com um quarto de século esta faculdade tem muitas histórias a serem contadas e escritas, para não caírem no esquecimento.
Conhecer a escola onde estudou é fundamental para todo o estudante, o que comportaria um livro para contá-la.
Parabéns Medicina da UNIC nos seus 25 anos, tendo já formado excelentes médicos para Cuiabá, Mato Grosso e Brasil!
Gabriel Novis Neves
25-07-2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.