sexta-feira, 19 de agosto de 2022

SAUDADE DOS MEUS JARDINS


Tinha passado o dia todo trabalhando com o paisagista, revitalizando os meus jardins na cobertura de vinte andares onde moro há trinta anos.


Naquela época, por segurança e especulação imobiliária, troquei a minha casa por um duplex com quatro vagas na garagem em uma torre de apartamentos na área nobre de Cuiabá, financiado em trinta anos pelo Banco Itaú.


Nossos três filhos casaram muito jovens, ficando eu e a Regina, sozinhos em casa.


Compramos o duplex na planta e a minha mulher acompanhou toda a sua construção fazendo as alterações necessárias para maior aconchego para o casal e a família que crescia com os netos chegando feitos uma escadinha.


Era aqui que a minha mãe Irene, netos e amigos como a Soninha Pereira de Campo-Grande e o Fernando Pace de Aquidauana, passavam parte das suas férias.


Bem depois, já viúvo e meio aposentado, recebia amigos, parentes, políticos, jornalistas, para o café da manhã do sábado e depois nos reuníamos no salão da cobertura, para jogar conversa fora, com cerveja e generosas poções de pastéis fritos até o almoço, nunca antes das duas da tarde, sempre ficando uma turma para o almoço.


Todas as comemorações eram feitas na cobertura com a presença de toda a minha família e amigos.


Até hoje sou cobrado pela jornalista Valéria del Cueto, na época na Rede Globo, hoje morando na Pedra do Arpoador no Rio, ou o médico Alencar Farina, fã da cerveja com pastel.


Em 2019 com a pandemia do Covid 19 as reuniões foram canceladas definitivamente e a última grande festa aqui realizada, foi quando completei oitenta anos, portanto há sete anos.


O apartamento ficou vazio, passei por uma série de dificuldades com minha saúde, vivo atento na corda bamba tratando de uma coisinha cá outra acolá, com patologias que não matam nem tampouco têm cura.


Tenho o tempo todo para escrever as minhas crônicas e cuidar das minhas flores e pequenas árvores.


Nesses momentos chamo o paisagista Henrique que sabe como cuidar das mais variadas flores e plantas que povoam a minha copa, sala de refeições, sala anexa, sala de visitas e os vasos do jardim da cobertura.


Enxertos de orquídeas brancas e lilás, trepadeira de flores amarelas, primavera vermelha, folhagem multicolorida, pata de elefante, aglaonema, zamioculcas, palmeira-ráfia, antúrio, coqueirinho ornamental, Luca, Lavanda-inglesa, Chrysante pacificum, tendo inclusive um pé de boldo!


Terminado o dia de serviço e satisfeito com o resultado, senti saudade das minhas flores e plantas.


Rezei para que a noite passasse rápida para logo que o dia clareasse eu pudesse contemplar os meus jardins.


Gabriel Novis Neves

18-08-2022





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.