segunda-feira, 4 de abril de 2022

CITAR NOMES


Tenho dificuldades em citar nomes quando escrevo, pois, sei perfeitamente que na vida nada fazemos sem a ajuda de alguém.


E foram tantas as pessoas que me ajudaram, que às vezes esqueço de algumas delas!


Reconheço que quando escrevi sobre o Curso de Medicina da UNIC, deixei de citar o nome do professor Paulo Leão, o que foi uma lástima.


Quando o Reitor Altamiro Galindo, me convidou para esse grande desafio de fazer funcionar com qualidade a primeira escola privada de medicina em Mato Grosso, colocou à minha disposição toda a estrutura dos cursos de saúde já existentes.


Eu só lhe fiz uma reivindicação: - trazer o professor Paulo Leão para trabalhar junto a mim.


Ao término do meu mandato de Reitor da UFMT (1971-1982) e fui para o HUJM (Hospital Universitário Júlio Muller), exercer a docência em obstetrícia e ginecologia, o “descobri” como especialista em planejamento universitário.


O colega que fosse o chefe da disciplina, designava Paulo Leão à tarefa de “estatístico” em fazer planilha, habilidade exclusiva sua.


Eu achava difícil dividir a turma dos alunos nas suas mais diversas atividades, com horários compatíveis à disciplina.


Visita diária às enfermarias, centro cirúrgico, pronto atendimento, ambulatórios, plantões noturnos, aulas teóricas, seminários, sempre com acompanhamentos dos professores.


Como o Hospital não entra em férias e os professores são obrigados a tirar férias assim como os alunos, ele cuidava do planejamento para ginecologia-obstetrícia funcionar todos os dias do ano.


Era uma tarefa de “leão”, que só poderia ser feita pelo Paulo Leão, que enfrentava interesses dos professores e alunos, por certas datas como Natal e Ano Novo para férias, principalmente.


Esse modelo de trabalho, que eu nunca soube fazer e outros tantos, foi implantado na Faculdade de Medicina da UNIC.


A escolha das disciplinas com suas cargas horárias, regimento e estatuto da nova escola foi trabalho conjunto que fiz com Paulo Leão, para posterior aprovação dos nossos superiores hierárquicos.


A escolha de todos os chefes de disciplina foi escolha pessoal do diretor da faculdade com o conhecimento do consultor (Paulo Leão).


Escolhido o chefe da disciplina, este garimpava os mais qualificados profissionais para comporem a disciplina.


A direção superior da UNIC teve a sensibilidade de conceder total autonomia acadêmica para a implantação do curso, sem a qual seria impossível a tarefa desafiadora de termos uma escola privada formando bons médicos.


Tudo foi possível graças ao apoio integral que eu e o Paulo tivemos do reitor Altamiro Galindo, vice-reitores professora Célia Galindo e o médico Abrão, assim como do diretor do HGU, Chico Galindo.


O esquecimento de citar nomes de quem nos ajudaram, me leva a cometer injustiças sem querer.


Gabriel Novis Neves

01-04-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.