quarta-feira, 20 de abril de 2022

OUTROS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO


Em recentes crônicas escrevi sobre os três Hospitais do Rio que mais interferiram na minha formação de médico: o Hospital e Maternidade Pro Matre (1959-1964), o Hospital e Pronto Socorro Souza Aguiar (1959-1964), o Hospital Moncorvo Filho (1960-1961).


A Santa Casa da Misericórdia (1956-1959), o Hospital Getúlio Vargas (1957-1958), a Maternidade de Laranjeiras (1958) e o Hospital Gaffrée-Guinle (1962-1963), ficaram para esta crônica.


Na Santa Casa aprendi Semiologia Médica com o professor Carlos Cruz Lima, de uma didática incomparável.


Nosso professor tinha uma filha casada com o grande dramaturgo e teatrólogo Nelson Rodrigues, ficando ainda mais “admirado” entre seus alunos.


Clínica Médica com o jovem catedrático Clementino Fraga Filho, que acabara de substituir o pai na cátedra, hábito naquela época.


Era carinhosamente chamado de Fraguinha pelos alunos e foi colega de turma de dois famosos médicos cuiabanos: Clóvis Pitaluga de Moura e José Monteiro de Figueiredo.


Fraguinha foi escolhido Paraninfo dos Monitores Médicos de 1960 (eu era de Ginecologia).


Tinha uma excelente enfermaria de Clínica Médica na Santa Casa, onde aprendi semiologia e as clínicas médicas.


Esteve em Cuiabá (1986) quando do reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, da nossa escola de medicina criada e implantada por mim (1970-1980).


Foi o padrinho reencontrando seu afilhado.


Clínica Cardiológica com o famoso professor e cardiologista Edgard Magalhães Gomes, na Santa Casa.


Nas suas imperdíveis aulas condenava o uso de cigarros especialmente para os cardiopatas, com um cigarro aceso na ponta da boca e cinzas caindo na lapela dos paletós.


Muito querido pelos alunos que sempre diziam que ele “sabia muito”!


Na Maternidade das Laranjeiras tinha aulas práticas nos famosos plantões noturnos de 12 horas.


Lá aprendi comer e gostar da comida do hospital, especialmente o arroz com galinha servido na ceia para os plantonistas.


Também foi onde realizei o meu primeiro parto de mais de dez mil (1958).


O catedrático era o “pioneiro” professor Rodrigues Lima, que em 1971 esteve na UFMT, sendo eu reitor (1971-1982), para proferir uma palestra sobre “Planejamento Familiar”.


No Hospital Getúlio Vargas, fui estagiário sem presença obrigatória, do Serviço de Ginecologia do professor Cardoso de Castro, levado pelo meu colega de turma Marcondes Pouso Filgueira, que fez carreira lá.


Com outro cuiabano, colega de turma de medicina Benedito Canavarros, aprendemos Urgências e Emergências Médicas, na equipe Cata Preta no Hospital Souza Aguiar (por concurso). 


Meus dois colegas de turma logo que terminaram a graduação retornaram à Cuiabá.


O meu retorno aconteceu após mais de quatro anos.


Nesse período frequentei o Serviço de Ginecologia do Hospital Gaffrée Guinle, com grande movimento de cirurgia.


Serviço de Dermatologia (ambulatório) da Santa Casa do professor Sílvio Fraga, pai do ministro da economia Armínio Fraga.


Sílvio Fraga esteve em Cuiabá para fazer palestra, quando eu reitor.


Recebi a sua visita na reitoria instalada provisoriamente há 42 anos na Biblioteca Central.


Tentei registrar os principais hospitais e serviços que mais frequentei na minha formação médica no Rio de Janeiro (1955-1964).


Gabriel Novis Neves

18-04-2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.