sexta-feira, 15 de abril de 2022

AMOR AO PRÓXIMO


Era Secretário de Educação e Cultura do governo Pedrossian quando fiz a minha 1ª viagem oficial à cidade de Campo Grande.


Meus objetivos eram verificar o cronograma das obras do Centro Educacional, visitar as instalações da futura universidade estadual hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, algumas escolas da rede escolar e encontro na Delegacia de Ensino para tomar ciência dos problemas educacionais da região.


Sabedora da minha presença na cidade, e sendo eu médico, a diretora do antigo “Hospital de Leprosos” me convidou, com tempo fora da agenda, para uma “rápida” visita ao nosocômio.


Pacientemente percorri em companhia da diretora, todas as dependências do hospital e ouvi atentamente as dificuldades enfrentadas por ela.


Ao me despedir ela gentilmente me ofereceu o “livro de ouro” do hospital, onde visitantes ilustres deixavam por escrito as suas impressões.


Não sendo da pasta da saúde eu tinha impedimentos legais de auxílio financeiro para obra tão meritória.


Com a caneta na mão escrevi, impulsionado pela emoção ao ver tamanha dedicação humana e amor ao próximo com parcos recursos matérias, mais ou menos o seguinte:


“Não sabia onde encontrar o amor ao próximo. Encontrei neste hospital diferenciado, onde muitos têm receios de ao menos pronunciar o seu nome. A dedicação como são tratados estes pacientes encheu de felicidade o meu coração”.


Assim terminou a primeira de muitas viagens que realizei para Campo Grande, quando cuidava da educação do Estado, muito antes dele ser dividido.


Hoje são recordações que fui buscar no fundo do baú das minhas vivências para reverenciar o dia da “Paixão de Cristo”.


Foi quando encontrei o “amor ao próximo”.


Amor da pregação de Jesus, filho de Deus, quando da sua passagem pela terra e que o levou à Cruz.


Gabriel Novis Neves

15-04-2022





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.