quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

CHEIRO DE LOJA


Em julho de 1952, aproveitando as férias escolares, meu pai me levou ao Rio de Janeiro.  Era seu desejo que eu conhecesse a “cidade grande”, onde concluiria meu 2º grau e faria o vestibular para medicina.


Ficamos hospedados em um modesto hotel na Avenida N. Sa. de Copacabana, próximo à residência dos seus irmãos.


Meu pai tinha alergia até à maresia, e nunca provou frutos do mar, tampouco tomou foi à praia.


Logo que chegamos, no outro dia fomos almoçar com meus tios.  Eram quatro “solteirões”, dos quais três trabalhavam fora e a irmã mais velha cuidava deles.


A conversa longa e descontraída terminou com a necessidade de eu conhecer a loja “Sears”, recém-inaugurada em Botafogo, embora  meu interesse maior fosse conhecer o “Maracanã”, inaugurado dois anos antes e onde o Brasil perdeu para os uruguaios a Copa do Mundo.


Fizemos uma visita demorada à loja da Praia de Botafogo.  Conheci as escadas rolantes, acho que a primeira do Rio, que nos conduziam aos diversos andares da moderna loja, causando-nos admiração.


Todo “mundo” ia passear por lá e aproveitar a sua refrigeração, onde só se encontrava gente bonita.  Fiquei encantado com tudo que via e era novidade para mim.


Após uma semana de passeios, voltei com o meu pai para Cuiabá, já com uma noção da “Cidade Maravilhosa” que iria me acolher para realizar o meu sonho de ser médico!


Retornando ao Rio no ano seguinte para estudar, minha pensão ficava na mesma quadra da loja recém-inaugurada.  Estudava no Colégio Anglo Americano e no término das aulas, ia muito passear por lá.


A maioria das alunas dos famosos colégios da Praia de Botafogo (Anglo Americano, Andrews, Imaculada Conceição, Juruena) era encontrada lá.  Eu comprava pipocas e amendoim salgado, na entrada da loja, passeava e paquerava as lindas meninas.


Tenho até hoje guardado em minha memória o “cheiro” da Sears!


Como tudo no mundo é provisório, essa loja inaugurada em 1949 fechou as suas portas em 1980.


Nunca mais a visitei para não “matar uma fantasia” do início dos anos cinquenta.


Em seu lugar funciona hoje, o “Botafogo Praia Shopping”.


Gabriel Novis Neves

13-01-2022











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.