segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

RESSACA DAS FESTAS ALHEIAS


Mesmo tendo ficado em casa na virada do ano e dormido bem antes da entrada do Ano Novo, acordei como se estivesse de ressaca das festas as quais não participei.  Nem fogos ouvi. Simplesmente “apaguei” fisiologicamente e acordei logo depois das sete da manhã do outro ano.


Tomei o café e vim para o computador. Parece que o ano é novo apenas para nós. As noticias são as de sempre. Nada agradáveis como esperávamos.


Ligo para minha irmã de número oito, que hoje faz aniversário. Levei um susto danado com a sua idade, eu que sou o primeiro dos nove irmãos.  Todos somos idosos, e nessa caminhada dois irmãos nos abandonaram para uma vida melhor.


Vou ler a folhinha do Sagrado Coração de Jesus, com os eventos importantes do ano de 2022.  


Nas datas civis, comemoraremos este ano, 133º ano da Proclamação da República. 200º ano da Independência do Brasil e 522º ano do Descobrimento do Brasil. 530º ano do Descobrimento da América.


Pelo Calendário Agrícola é época de se plantar: abóbora, batata-doce, batatinha, cana de açúcar, cebola, cenoura, ervilha, feijão, rabanete.  Semeiam-se: pepino e quiabo.  Colhem-se: agrião, aipo, batata-doce, berinjela, cenoura, chuchu, couve, rabanete, salsa, tomate.


Amanhã a Lua Nova aparece às 15h33.


O silêncio aqui do meu escritório é “ensurdecedor”, mas a minha enfermeira me disse que o “batuque”, nos fundos do prédio onde moro, foi até o amanhecer.


São assim as primeiras horas do Ano Novo!  Vou vestir a minha bermuda amarela para passar este enigmático primeiro dia de 2022.


Gabriel Novis Neves

01-01-2022









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.