quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

CHATICE


Com as férias dos jogadores de futebol e a Copinha São Paulo acontecendo, só me resta as notícias “repetidas das repetidas” das TVs abertas e pagas.


Como o canal que só toca música é de música chula, e os melhores (!) programas são apresentados quando estou dormindo, só me resta de lazer em casa, leituras de livros biográficos, escrever crônicas e assistir shows pelo Youtube.


Fico impressionado com o número de canais nacionais que a televisão nos oferece.   É bom lembrar que todas possuem concessões do governo para funcionar.   


Será que o comércio, indústria e órgãos públicos, conseguem bancar as despesas das TVs?   O governo federal diz que conseguiu diminuir - e muito -, o dinheiro que repassava a esses veículos de comunicação.  O certo é que não temos dados oficiais confiáveis sobre essas despesas.


Comenta-se também que as principais redes de televisão são bancadas com “dinheiro que vem de fora do país”, para proteger certos interesses internacionais.   Como os times de futebol, que agora estão sendo transformados em empresas e vendidos para grupos econômicos de fora do Brasil.


Dia desses assisti pela televisão a chegada de um milionário americano ao Brasil.   Teve recepção de ídolo de futebol pelos torcedores aglomerados no saguão do aeroporto.  Viera comprar o time do Botafogo do Rio, que um dia foi do Garrincha, Didi, Nilton Santos, Amarildo, Zagalo e tantos outros craques.


Dá uma tristeza danada este Brasil de agora, onde só se fala em pandemia e as reuniões no café no final da tarde estão proibidas.   Os clubes sociais desapareceram e os resistentes estão proibidos de receber gente.


Quero voltar a ser alegre ou minorar o meu sofrimento neste momento que vivemos.   Quero sentir os momentos de felicidade da minha infância distante, quando andava descalço pelas ruas da antiga Cuiabá.   Tempo bom aquele em que Cuiabá era só felicidade e amor, sem a tal da chatice.


Gabriel Novis Neves

15-01-2022







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.