sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

HOMEM REALIZADO


Desde tempos remotos, quando ainda criança na casa dos meus pais, na escola e na faculdade, ouvia a frase do poeta cubano José Marti que muito me impressionava:


“Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”.


É um triplo legado, em que o autor sugere que em sua passagem pela Terra você deixe como suas heranças para o mundo.


Tenho três filhos que muito me honram e alegram. Transformei um cerrado do Coxipó plantando muitas árvores frondosas. Já escrevi e publiquei no meu blog mais de 2500 crônicas, mas não publiquei nenhum livro.


O poeta viveu apenas 42 anos na segunda metade do século XIX.


Eu nasci na 1ª metade do século XX e já “remei” 21 anos do século XXI.


Será que ainda continuam válidos os conselhos do poeta em um mundo tão diferente?


Meus filhos deixarei de herança para o mundo, com a certeza que sempre estarei vivo.  Já com netos e bisnetos essas lembranças terão vida longa.


No cerrado, além de árvores, plantei uma universidade me tornando imortal pela obra de conhecimentos. Sempre haverá pesquisadores tentando interpretar os pensamentos do seu fundador.


Mas para ser um homem realizado terei que publicar um livro. Para mim uma tarefa impossível deixar o legado dos meus pensamentos.


Aprofundando na leitura do poeta autor da célebre frase, para ele basta a publicação de uma simples crônica!


Senti-me aliviado com o trabalho que tenho publicado não em livro convencional, mas pela internet.


Quando a qualidade intelectual é medida pelo peso em quilos dos currículos, tenho a leve sensação que, pelo menos nesse provérbio, cumpri bem a minha missão na Terra.


Meu currículo é de apenas cinco linhas!


Gabriel Novis Neves

03-01-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.