segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

SEMPRE OCUPADOS


Estivemos há pouco “ocupados” em observar as festas natalinas e de Ano Novo.   Na segunda semana do ano procurei dois profissionais da saúde apenas para avaliação e acompanhamento.


Fui obrigado a sair de casa até seus consultórios. Notei ruas e avenidas nos extremos da cidade com pouco movimento de veículos e de pessoas.  As salas de espera dos consultórios, quase sempre movimentadas, estavam vazias.


A conversa com esses profissionais era sobre a pandemia da mutação ômicron do SARS-COV-2, onde a contaminação é maior e mais rápida que a do vírus original.  Nas pessoas já vacinadas seus danos são menores e o período da doença mais curto.  Assim mesmo aumentou o número de hospitalizados e nas UTIs.


O que chama atenção dos sanitaristas são as enormes filas nos laboratórios para a realização dos testes do Covid e H3N2.  


 Apesar dos alertas dos infectologistas, houve muita transação de pessoas para vários continentes.   Aqui as cidades turísticas, especialmente de águas salgadas, foram bem contempladas com gente de todos os cantos do país.


Transportes aéreos, permanência em aeroportos, hotéis lotados, propiciaram a essa nova cepa condições excepcionais para a sua disseminação.


As perspectivas são que entraremos no terceiro ano consecutivo com o isolamento social, uso de máscaras, álcool em gel, ensino misto com aulas presenciais e a distância em todos os níveis, aplicação da 4ª dose da vacina nos adultos e vacinação em massa das crianças.


Só a ciência nos poderá salvar desta terrível pandemia do século XXI.


Enquanto isso continuamos sempre ocupados, por problemas menores, como a Copa do Mundo no Catar e se o técnico da seleção será o mesmo.


Também ocupados com as eleições gerais e da Presidência da República (sem candidatos novos e competitivos).


Sempre ocupado, continuo a minha peregrinação à procura de momentos de felicidades, lembrando-se do poeta Thiago de Mello, morto aos 95 anos, autor de “Os estatutos do homem”.


Seu 1º parágrafo anunciava:   “Fica decretado que agora vale a verdade/ agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira”.


Gabriel Novis Neves

14-01-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.