domingo, 7 de janeiro de 2024

'ESTIRÃO' DE FESTAS


A partir de 20 de dezembro até o Ano-Novo, os funcionários públicos não trabalham mesmo. Muitos estão de férias e outros viajando.


Alguns profissionais liberais embarcam nessa canoa, deixando aos comerciantes o papel de trabalhar. Sou filho de comerciante e sei muito bem como isso funciona.


As ‘profissões essenciais’, chamadas de ‘indispensáveis’ batalham.


Até hoje tenho trauma desse feriadão de final do ano. Ficava em casa com a minha mãe e dormíamos antes do meu pai chegar da labuta.


Um o outro ‘espocar de rojões’ me fazia mudar de posição na cama, onde um sono profundo parecia me desligar do mundo.


É o ‘sono reparador’ que todos as noites peço aos céus para me premiar.


O guri é muito inventivo, brinca o dia todo e não sente o tempo passar.


O difícil é chegar à minha idade, quando o silêncio das ruas incomoda.


O meu apartamento é tão silencioso, sendo vez ou outra interrompido pela presença de funcionários, nunca me deixando só, para a tranquilidade dos meus filhos.


Único barulho que não me abandona é o do motor do ar condicionado.


Se as previsões dos cientistas não falharem, Cuiabá será inabitável dentro de trinta anos.


Se eu fosse egoísta, diria que graças a Deus a esta altura estaria bem distante daqui me livrando de ser queimado vivo.


Mas, nessa trilha do ‘estirão das festas’ não posso me lamentar. Sem sair de casa, porém escrevendo, tenho certeza que chego bem perto dos corações.


Nessas ocasiões sou muito lembrado, sempre com carinho e afeto.


Enquanto trabalho, o meu celular está sempre a me chamar. E com que satisfação eu atendo. São de pessoas queridas, algumas distantes de mim.


Sempre com uma palavra de estímulo para continuar fazendo o que faço.


Penso que vivo, e bem, em outro mundo.


Estou rodeado de pessoas que me desperta os mais nobres sentimentos.


Vamos esperar o novo ano, pois, as coisas para mim, continuarão as mesmas: boas.


Este ano que hoje se inicia, a minha família irá aumentar, com o nascimento da minha bisneta Maria Valentina e o casamento da minha neta e colega Natália.


Que chegue logo esses dias e bolas ao ‘emendão de festas!


Gabriel Novis Neves

01-01-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.