Foi um filme que estreou no Brasil no dia 24 de agosto de 1955. Eu cursava o primeiro ano de medicina no Rio de Janeiro.
Tinha 61 atores, destacando Modesto de Souza e Ana Beatriz.
Mas o grande sucesso do filme era o cantor Zé Kéti, que lançou o samba “A voz do Morro”, seu sucesso definitivo.
O diretor do filme foi Nelson Pereira dos Santos, que foi membro da Academia Brasileira de Letras e dirigiu vários filmes.
Trabalhou em 1973 na reitoria da UFMT conhecendo detalhes sobre a Amazônia mato-grossense e o trabalho pretendido pela nossa universidade.
Acompanhou os pioneiros da UFMT na construção da Cidade Laboratório de Humboldt, no município de Aripuanã, na Cachoeira de Dardanelos.
Depois fez um documentário a pedido do Ministério do Planejamento.
O teatrólogo Antunes Filho, também da Academia Brasileira de Letras, esteve na reitoria apenas uma semana, por ocasião da inauguração do nosso Teatro Universitário com a peça Macunaíma, de Mário de Andrade.
Ambos eram famosos no mundo todo, e muito fáceis de serem administrados, mesmo sendo estrelas.
Minha cozinheira veio me trazer um copo de água e me avisar que a meteorologia prevê para hoje à tarde 41 graus dentro de casa.
Na rua os termómetros devem marcar mais de 50 graus!
Isso por que estamos em pleno inverno!
Mesmo na Chapada dos Guimarães o clima está tão desértico, que muitos que têm casas lá para passar os finais de semanas, preferem ficar por aqui mesmo.
Escrevo achando graça, em notar que após uma certa idade, não podemos puxar um fio da nossa memória que aparecem tantas coisas escondidas por anos, como o Projeto Aripuanã e a inauguração do nosso Teatro Universitário!
Depois dizem que envelhecemos, o que não aceito.
Talvez o corpo, mas a memória, jamais!
Se eu fosse mais jovem, não teria como escrever está crônica, cujos assuntos são novidades para muitos, mesmos sendo professores e servidores da nossa UFMT.
Só o calor de 40 graus no inverno, não é novidade para ninguém!
Gabriel Novis Neves
23-08-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.