terça-feira, 8 de agosto de 2023

MINHAS AVÓS


Avó materna, Antonieta de Almeida Novis, cuiabana, era casada com o médico cuiabano Alberto Novis.


Conhecida como Tutica, filha de Rosa Alves Corrêa e João Batista de Almeida, multi-empresário na época.


Faleceu antes de completar trinta anos de idade, tendo deixado oito filhos menores, sendo sete mulheres e um homem.


Minha mãe tinha três anos quando ficou órfã e não se lembrava da sua mãe.


Foi criada pela madrinha e parentes, no Porto, na avenida 15 de novembro.


Mocinha, veio morar com o seu pai na casa da rua Voluntários da Pátria, até se casar com o meu pai Olyntho Neves.


Dessa união nasceram cinco mulheres e quatro homens.


A minha avó paterna era carioca, filha de um engenheiro militar gaúcho e de uma argentina.


Chamava-se Eugênia de Vasconcelos e casada com o comerciante e político cuiabano Gabriel de Souza Neves.


Carioca, era filha única do Marechal Américo Rodrigues de Vasconcelos e Leonarda Fernandez.


Dessa união nasceram dez homens (todos com apelidos quando crescidos) e cinco moças (duas com apelidos).


Minha avó Eugênia faleceu em 1942, no Rio de Janeiro, onde morava com três filhas e dois filhos.


Eles nunca se casaram, não deixando descendentes.


Única lembrança que tenho da minha avó Eugênia de Vasconcelos Neves é de uma foto que estou sentado em seu colo, na porta da sua residência, na Praça da República.


Tinha apenas meses de idade.


Lembro-me também do telegrama que meu pai recebeu comunicando o seu falecimento no Rio.


Tinha sete anos de idade, estava cursando o primeiro ano do Grupo Escolar e vi o meu pai chorar.


Do fechamento do bar em sinal de luto profundo, o uso do fumo, que era uma tira de tecido preto, preso por um grampo no meu uniforme escolar.


Vejo a felicidade dos meus filhos cuiabanos que cresceram e conheceram as suas avós, Irene em Cuiabá e Regina Mãe, no Rio.


Meus netos cuiabanos, uns mais outros menos, conheceram, amaram, e muito, sua avó Regina Cuiabana.


Os bisnetos são privilégios que Deus só a mim concedeu.


Gabriel Novis Neves

25-07-2023


1) D. Eugênia de Vasconcelos Neves
2) D. Irene Novis Neves 
3) Gabriel Novis Neves 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.