quarta-feira, 2 de agosto de 2023

GERAÇÕES


Até há pouco tempo o intervalo entre as gerações era de vinte e cinco anos.


Com o desenvolvimento das conquistas médicas, esse intervalo passou a ser de dez anos.


A geração dos velhos passou a ser após seus centenários.


Eu, com oitenta e oito anos completos, estou iniciando a minha fase de idoso.


Meu bisavô paterno faleceu velho com cinquenta e seis anos no posto de General do Exército.


Meu pai nasceu em 1894, casou-se com quarenta anos e era considerado velho, quando a expectativa de vida era de cinquenta e cinco anos.


Fui educado por um pai velho, e quando comecei a entender da vida, temia pela vida dele a cada vez que um vizinho da sua idade falecia. 


Minha avó materna deixou oito filhos órfãos, antes de completar trinta anos.


A avó paterna deixou quinze filhos sem completar sessenta anos.


As gerações eram definidas entre crianças, adultos e velhos.


Havia as exceções para confirmarem as regras.


Com a ciência esses espaços tiveram que ser diminuídas, e hoje é comum encontrar pessoas com mais de cem anos fazendo compras nos shoppings, quando não namorando.


Surgiram então os bebês, crianças dos berços, pré -infância, infância, pré-puberdade, puberdade, pré-adolescência, adolescência, pré-juventude, juventude.


Idade adulta, idade madura, pré-idoso, idoso e velho.


O espaço entre gerações encurtou, e muito, aceito atualmente como sendo de apenas dez anos.


Isto significa que as gerações velhas ficaram mais novas e as novas mais velhas.


As idosas e idosos cada dia casam mais e procuram como companheiros ou companheiras pessoas de outras gerações para baixo, como adolescentes ou jovens, graças à ciência.


A ciência em parte está suprindo a natureza, e isso tanto é verdade, que dia desses fui a um médico em São Paulo e levei em companhia minha filha.


Ao entrar no consultório com ela, ao fazer a anamnese, ele me perguntou há quantos anos eu era casado com ela, para desespero da minha filha, três gerações abaixo da minha.


Gabriel Novis Neves

26-07-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.