sexta-feira, 25 de agosto de 2023

NÓ NA GARGANTA


Defendo de há muito tempo a tese impossível que criança não deveria crescer.


Como é lindo e gostoso o mundo de uma criança, que com os anos perde os seus encantos.


Ao se tornar adulto, só tem o que perder, especialmente a inocência!


Tenho o privilégio de conviver com quatro crianças, que são os meus bisnetos.


Mesmo quando repetem os gestos dos seus pais, é tudo muito diferente.


Pena que só usufruo desse prazer, nos almoços da família, sempre aos sábados.


Meus bisnetos estão na melhor fase das crianças, entre dois e seis anos.


Entendem de tudo e conhecem os hábitos da casa do biso.


Sabem, por exemplo, que preciso de ajuda para andar pela casa, que é o “braço amigo”.


Quando chegam aos sábados para o almoço, vêm correndo ao escritório para me beijar e abraçar.


Logo perguntam se eu quero ir para sala onde pais, tios e avós estão reunidos, bebendo aperitivo, acompanhado de pastéis fritos na hora, recheados de carne moída ou mozzarella, coscorões da massa do pastel e esfihas assadas.


Respondo que irei fechar o meu computador e as chamarei.


Saem em desabalada correria de alegria pela casa que conhecem tão bem!


Quando as chamo, gritando da porta do meu escritório, logo aparecem e me oferecem seus bracinhos para me conduzir até a cadeira de balanço vazia da sala para eu me sentar.


Todas querem vir ao meu colo para tirar fotografias, e quando os pratos do almoço estão postos à mesa, oferecem para me apoiar até lá.


Almoçam na copa com suas babás e vão brincar na cobertura até a chamada da sua avó para fotos do final do almoço com a família reunida.


Ao me levantar para a curta soneca, mais uma vez me acompanham até ao meu dormitório.


Só se retiram, após a sua avó pingar uma gota de colírio lubrificante em meus olhos.


Criança deveria ser sempre criança, nos doando muito amor e carinho, que só encontramos nas crianças.


O nó na garganta aparece quando fecham a porta do meu dormitório refrigerado.


Só na próxima semana se Deus permitir!


Gabriel Novis Neves

21-08-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.