domingo, 13 de agosto de 2023

MANIA DE ESCREVER


Muitas manias que eu tinha, deixei-as ao longo da minha vida, e outras adquiri com a idade avançada.


Há 14 anos adquiri o hábito de escrever, que virou mania para não perceber o tempo passando, e com a sensação de estar brincando.


Ao deitar penso em acordar cedo e ir ao computador, que só desligo ao escurecer.


Ganhei o blog onde publico os meus textos diariamente, dando a falsa ideia aos que me conhecem de ser um escritor produtivo.


Como resultado dessa minha mania pré-senil, muitos jovens escritores que por timidez não publicam os seus textos, os enviam a mim para saberem a minha opinião.


Não sou um expert no assunto, porém os meus cabelos brancos são os causadores desse equívoco dos novos literatos.


Estou a receber constantemente excelentes textos de amigos pedindo a minha opinião.


Sempre respondo que gostaria de escrever pelo menos semelhante aos textos que recebo.


Pulicar algo é igual entrar debaixo do chuveiro para tomar banho frio.


No início é natural sentir um certo desconforto, depois acostuma.


Os indígenas do Xingu, crianças, meninas, meninos, adultos e velhos, ao acordarem a primeira coisa que fazem, é tomar banho no rio, faça calor, frio ou chuva.


Só depois vão tomar o seu café, que poderá ser um pedaço de tartaruga assada ou peixe.


Só estão dispensados do banho de rio as pessoas enfermas que ficam sob o cuidado dos pajés, que curam.


Sempre existe a primeira vez em nossa vida e alguns temem por esse momento.


Escrever não foge à regra; e tornar público, por escrito, o seu pensamento é uma tarefa difícil, e certas pessoas exigem um fiador da qualidade do seu produto.


No meu caso, iniciei a escrever crônicas após os setenta anos e encaminhava ao meu amigo e advogado Dr. João Cunha. (*)


Ele lia e arquivava.


Nunca me respondeu e nem emitiu a sua opinião de “devorador de livros”!


Quando tinha mais de sessenta crônicas recebidas, criou o blog do bar do Bugre, homenagem ao meu pai, e colocou as postagens endereçadas a ele.


Recebi esse presente no “Dia das Crianças” de 2009.


Disse-me que o material era bom e deveria ser publicado em um blog, para que todas as pessoas pudessem acessá-lo livremente e sem ônus.


Ele ficou responsável pela edição do bar do bugre, fotos e trabalho de artes visuais.


Já publicamos mais de 3.100 crônicas e não tenho nenhum livro impresso, porém material para imprimir trinta livros.


Assim, adquiri a mania definitiva de escrever e publicar o que escrevo.


Gabriel Novis Neves

05-08-2023




(*) João Nunes da Cunha Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.