quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O QUE VOU ESCREVER


Todas as vezes que fico sabendo de uma notícia triste, como a do falecimento de um amigo bem mais moço que eu de uma maneira súbita, não sei como e o que vou escrever.


Se o meu amigo estivesse brincando com amigos no pantanal jogando tênis e saboreando uma cervejinha bem gelada, pior ainda.


O ser humano é muito contraditório e difícil de ser entendido!


Desde que nascemos e conseguimos entender a vida, ou pensar que entendemos, desejamos que ela seja a mais longa possível, sem doenças ou dores e uma morte súbita sem tempo de atendimento médico ou hospitalar.


Quando isso acontece o falecido vai para outro plano espiritual feliz por ter alcançado seus objetivos aqui na Terra, e morreu brincando.


Cenário mais lindo para nos deixar de recordação, impossível.


Entre os povos primitivos da nossa Amazônia, o brincar entre meninas, meninos e adultos é tão necessário na sua rica cultura, como o nadar, pescar, caçar, construir ocas, cozinhar, dançar, casar e ter filhos.


Como médico aprendi a lutar contra a morte, na preservação da vida “ad-eternum” como se isso fosse possível.


Profissionalmente o médico jurou adiar a morte até onde a ciência assim lhe permitir, e enquanto não houver morte cerebral ele não se dá por vencido.


Nas duas hipóteses citadas, da morte súbita sem sofrimentos para os pacientes e despesas para a família, e a morte prolongada com sofrimentos aos enfermos e custos altíssimos, a incompreensão é a mesma com relação ao fechamento do nosso ciclo vital, que é a vida.


Onde há vida existe a morte, nos ensina a biologia e Deus sabiamente assim determinou.


Estou com 88 anos completos, moro com cuidados e carinho das cuidadoras, não sinto dores a não ser da viuvez há 17 anos.


Tenho uma família que muito me ama, com filhos, netos e bisnetos, que fazem a alegria da minha vida.


Passo o dia todo no computador brincando de escrever crônicas.


Desejo (se isto posso pedir à Deus) uma morte súbita, enquanto brincava com os meus bisnetos no jardim da cobertura.


Seria o grande prêmio da minha vida terrestre que a minha passagem para o plano espiritual fosse efetuada de maneira repentina!


Sem dores, sem internações e sofrimentos prolongados para a família!


Gabriel Novis Neves

04-08-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.