quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sesta

O hábito de dar uma pequena cochilada após o almoço - a chamada sesta - foi por mim adquirido quando pequeno.
Meu pai chegava do trabalho para o almoço, colocava o pijama de manga longa e calça comprida e ia para a mesa de refeições com a mulher e a filharada.
Mal terminava de dar a última garfada, tomava um copo de água do pote, já com o cafezinho na xícara. Acendia o cigarro e saia pitando rumo à cama, com direito ao sono imediato.
Era imitado pela minha mãe e por toda a meninada.
Uma hora depois acordava, rumava ao quintal para o banho de tanque. Saía para o trabalho e ficávamos fazendo os deveres escolares sob a supervisão da minha mãe.
Às três horas da tarde era servido o lanche feito em casa, sempre com uma novidade. "Sonho” era o lanche predileto da turma, mas com leite e mate queimado.
Nesse intervalo minha mãe prometia que se terminássemos até às cinco horas os afazeres escolares, ganharíamos uma hora para brincadeiras.
Assim fui criado e até hoje mantenho esse saudável hábito, que possui certo embasamento científico.
O sono pós-prandial tem um efeito recuperador das energias gastas na primeira metade do dia.
Não por acaso o futebol é jogado em dois tempos. No intervalo os atletas recuperam, em parte, o desgaste físico e emocional e, não raro, observamos verdadeiras viradas no segundo tempo em partidas consideradas perdidas.
Quando o trabalho é fora de casa, tudo parece a continuação de uma rotina, mas, quando o serviço é no escritório em casa,  tem-se a alternativa maravilhosa de apreciar o belo.
O céu, o sol, a chuva, as nuvens, a explosão de cores na linha do horizonte anunciando o final do dia, são cenas inesquecíveis, verdadeiros prêmios aos observadores das coisas simples.
Muitos, nem noção têm da beleza que encobre as riquezas materiais. Aprendi, talvez com a solidão, a captar muitos desses momentos. É fascinante esperar pelo desconhecido.
Nas minhas caminhadas encontro tantas coisas bobas, que me faz uma pessoa feliz, embora por alguns instantes.
Não precisamos de aparatos especiais para encontrar uma jaca ou uma manga madura nas calçadas durante a caminhada.
A sesta propicia aos caseiros conversar com o tempo.
O pensamento? Ah! Este pode estar distante.
É bom dormir depois do almoço e, ao acordar, escrever sobre a sesta.

Gabriel Novis Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.