terça-feira, 13 de junho de 2023

O FRIO VEM AÍ


Segundo o Serviço de Meteorologia, que com as novas tecnologias guiadas por satélites não costuma falhar na previsão do tempo, teremos temperaturas baixas na semana de Santo Antônio, iniciando no Dia dos Namorados.


O cuiabano nesse período tira os casacos pesados dos armários, com gorros, luvas e meias de lã e fica deitado no quarto fechado com cobertores de lã.


Não costuma deixar o quarto nem para as refeições, e o banho de chuveiro mesmo, com a água aquecida é um problema.


No início do mês de julho é uma tradição o frio em Cuiabá, chamado de frio de São Benedito.


Na primeira semana do mês temos muitas obrigações, e no dia quatro já está marcada minha imunoinfusão, quando passo a manhã toda no Centro de Infusões da unidade hospitalar, voltando tarde para almoçar.


É a data de nascimento da Regina que há dezessete anos nos deixou deste plano terrestre.


É dia da saudade, e não de escrever.


Não vou escrever minhas memórias, pois elas estão nas mais de três mil crônicas publicadas no meu blog do bar-do-bugre.


Tampouco escrever a minha autobiografia por não me julgar com méritos para tal.


Planejei publicar a partir do dia vinte e três de junho até seis de julho, catorze crônicas sobre os anos decisivos da minha vida.


Faço uma retrospectiva, toda ela baseada na minha memória. Da minha mais remota idade de compreensão, até os dias atuais.


Não me aprofundei nos relatos dos fatos para não ser enfadonho.


É um rascunho dos meus oitenta e oito anos de vida, que talvez poderá ser útil aos meus filhos, netos e bisnetos.


Meu irmão Pedro Novis escreveu sobre as famílias Novis e Neves, e como eles se encontraram e deixaram muitos descentes.


São dois livrinhos que muito consulto.


O velho tem necessidade de saber as suas origens, coisa que não interessa aos jovens.


Com esse retrospecto deixo um legado para a minha família, que está se expandindo aceleradamente, até além-fronteiras, explicando o publicável de quem fui e me lembro.


Gabriel Novis Neves

09-06-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.