quarta-feira, 31 de maio de 2023

ALEGRIA COM O CLIMA


Domingo no final da tarde recebi de um irmão, que há muito tempo possui uma casa num Condomínio da Chapada, um vídeo mostrando uma chuva torrencial que caía na cidade.


Ele é apaixonado pela cidadezinha, e quando pode sobe a serra para se esconder uns dias por lá.


Vi o vídeo e lhe perguntei se era antigo.


Ele me respondeu que era de agora.


Cuiabá fazia um calorão, que só o ar refrigerado para melhorar o ambiente.


À noite a minha cuidadora, antes de fechar a persiana do meu quarto para dormir, olhou para o céu, que estava “avermelhado”, e me disse que amanhã não teríamos sol pela parte da manhã e poderia haver mudança de clima.


Minha cozinheira que veio de moto, chegou de casaquinho dizendo que o tempo estava bom.


Tempo bom para o cuiabano é quando os termómetros estão marcando abaixo dos quarenta graus.


Tomei o meu café com o bolo de polvilho e de queijo que sobrou do dia anterior, e fui para o meu escritório arrumar as minhas coisas no computador, as de sempre.


No silêncio do escritório ouço a minha funcionária e cuidadora do período matutino dizer, numa explosão de alegria vestida com o seu casaquinho: “que clima gostoso está fazendo hoje! “- e continuou fazendo a sua tarefa.


Será que os moradores de lugares de climas mais amenos são mais felizes que os de clima quente o ano todo?


Embora tenha nascido e criado em Cuiabá, prefiro o clima ameno para viver e trabalhar.


As pessoas me perguntam se eu estou acostumado com o nosso calor, pois estou com oitenta e oito anos de idade, nasci e vivo aqui.


Saí para estudar e senti como é gostoso morar em cidade de clima ameno, e retornei para o calorão para exercer a minha profissão.


Não é meu hábito me acostumar com as coisas desagradáveis, e o calorão é para mim.


Como é bom um clima ameno, quando a gente se veste melhor, e é gostoso se vestir bem!


Nossa comida é diferente, e procuramos restaurantes suíços e alemães, para comer joelho de porco, fondue de carne e queijo suíço, com bons vinhos.


Uma feijoada completa com torresmo e um aperitivo da nossa cachaça, nunca podem ser esquecidas nesses dias.


Gemadas, chocolate quente caseiro com torradas, tudo faz parte de climas amenos, assim como os chás.


Quase meio dia, o sol não apareceu e a manhã está com clima gostoso.


Vou almoçar mojica de pintado à cuiabana.


Gabriel Novis Neves

29-05-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.