quinta-feira, 11 de maio de 2023

EMPATE


No vestibular de medicina que prestei para a Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, três colegas conseguiram o primeiro lugar.


Foram José Aldrovando de Oliveira, Miguel Pereira Neto e Miguel Abdala Neto.


O Miguel Pereira e o Abdala já faleceram, e o Aldrovando acabou de nos deixar.


Eu era mais ligado ao Aldrovando, cirurgião geral e um dos melhores anatomistas do Brasil.


Entrou na faculdade e foi direto para o laboratório de anatomia e por lá permaneceu por seis anos.


Após concluído o curso, o Aldrovando me levava para o Instituto Médico Legal, no centro do Rio de Janeiro, para praticarmos cirurgia em cadáveres, sendo ele o professor.


Ele era chamado pelos colegas como “rato de laboratório de anatomia”, pois a sua permanência diária era quase total.


Sempre “agradava” aos servidores do laboratório para passar as noitadas dissecando as peças anatômicas.


Era um perfeccionista.


Quando foi criada a faculdade de medicina de Vitória, o professor Cavalcante da nossa faculdade foi escolhido para implantar o curso, pois no interior não existiam esses professores.


Aldrovando estava no quarto ou quinto ano e foi levado pelo seu professor para as aulas práticas semanais, onde ficou por muitos anos.


Nossa escola não era rigorosa com a presença dos seus alunos em sala de aula, porém, muito exigente na avaliação do desempenho dos seus discentes.


Aldrovando pouco comparecia as aulas teóricas e sua nota final sempre foi uma das melhores da turma.


Estávamos no último ano de medicina paramentados para entrar no Centro Cirúrgico da Santa Casa, cujo chefe era o professor Mariano de Andrade.


Eu já havia escolhido o meu foco que seria Ginecologia e Obstetrícia.


Perguntei ao Aldrovando: dentro da cirurgia, o que faria?


Ele me respondeu: quero chegar a antessala sem saber a cirurgia programada para mim.


Só vou saber quando a irmãzinha me avisar que o paciente estava preparado me aguardando.


No Centro Cirúrgico ficaria sabendo o procedimento a realizar. 


"- Para isso me preparei."


Muito modesto nunca sofreu a tentação de ser famoso em medicina, ganhando dinheiro.


Foi o professor dos professores, enquanto esteve entre nós.


Gabriel Novis Neves

03-05-2023


Gabriel Novis Neves, "calouro" aprovado no vestibular da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (Depois UFRJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.