terça-feira, 16 de maio de 2023

BANANA PRATA


Um colega de medicina da turma de 1960, há alguns anos me ensinou um remedinho fantástico para o combate as insônias.


É frequente nas pessoas após os sessenta anos as dificuldades para um sono reparador, daquele que você deita na cama e logo dorme.


Só vai acordar no outro dia às sete da manhã.


Nesta época da vida que estou, as pessoas muitas vezes gastam menos energias físicas, necessitando menos horas de sono.


Eu sempre fui muito bom de cama.


Deitava, dormia logo e acordava na mesma posição, sem ao menos me virar na cama.


O médico parteiro, especialidade que exerci com enorme clientela, era acordado muito de madrugada para ir ao hospital acompanhar a parturiente e realizar o seu parto normal.


Retornava para casa e continuava a dormir tranquilamente.


A sociedade me deve muitas horas de sono, impagáveis aos oitenta e oito anos, pois, não há mais horas disponíveis.


Hoje o médico parteiro, chamado de obstetra, só realiza partos cesarianos com dia e hora marcados, tornando-se um dorminhoco, nunca saindo de casa de madrugada.


Após a minha aposentadoria, e a minha vida ganhando anos, comecei a ter dificuldades com o sono.


Ora demorando muito a dormir, outras vezes acordando prematuramente, ainda com muito tempo para dormir.


Numa reunião da turma da faculdade conversei sobre isso com um colega da mesma idade.


Ele me disse que todos os dias ao deitar, levava uma ou duas bananas pratas e as deixava no seu banheiro.


Se o sono estava demorando a chegar, ia ao banheiro e comia uma banana prata e o sono logo chegava.


Quando acordava sem sono durante o noitão, repetia o gesto de comer a banana prata e voltava para cama e dormia até o outro dia.


Recebi também uma aula sobre o triptofano e seus efeitos benignos sobre o sono.


O triptofano é um aminoácido encontrado em vários alimentos e é o ingrediente chave para a produção da serotonina.


Este aminoácido essencial é um dos favoritos do nosso cérebro pelo seu efeito relaxante, sendo benéfico nos casos de insônia, e até mesmo nos transtornos de ansiedade.


Produz também o hormônio do sono que é a melatonina.


Faço o seguinte atualmente para dormir bem, com uma levantada da cama para ir ao banheiro esvaziar a bexiga (o que é um sinal muito bom para os idosos).


Ao deitar para dormir, nunca depois das vinte e uma hora, como duas exuberantes bananas prata, só deixando a cama no outro dia para o café, com dois ovos cozidos e que tem triptofano.


Gabriel Novis Neves

10-05-2023







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.