segunda-feira, 24 de outubro de 2022

FUNÇÕES DE UMA DONA DE CASA


Durante quarenta e três anos, enquanto tive a Regina ao meu lado, nunca me preocupei com os afazeres domésticos.


Ela fazia de tudo com perfeição, desde a escolha dos funcionários, compras nos supermercados, manutenção da casa e sobremesas para os almoços familiares dos domingos.


Há 16 anos fui obrigado a assumir quase todas essas funções domésticas, menos a feitura das sobremesas e guloseimas.


Há um ano descobri uma funcionária que foi contratada para cuidar da cozinha e tem me ajudado muito nas tarefas de conservação e manutenção do meu apartamento.


Agora que sou “dono de casa” valorizo ainda mais o trabalho das antigas “donas de casas”, com uma desvantagem de agora saber o preço desses consertos.


Como são caros esses trabalhos feitos por técnicos especializados!


Eles não atendem seus clientes pela tabela do SUS ou planos de saúde, como a Unimed.


Só particulares, com tabelas de honorários dos melhores hospitais privados de São Paulo.


O aparelho do ar refrigerado do meu quarto de dormir ontem à noite começou a gotejar água para dentro do quarto.


Logo a minha auxiliar providenciou um balde forrado por um pano de limpar o chão para as gotas não produzirem ruídos na sua queda no balde de plástico branco transparente.


Telefonei para meu excelente técnico e no dia seguinte às oito horas ele já estava aloitando com o aparelho.


Fez o de sempre e o deixou ligado para testar.


Foi verificar o que havia acontecido no enorme parelho de refrigeração do salão recreativo do 1º andar do apartamento.


Quando mudamos da ampla e confortável casa no Porto, por motivo de segurança, esse era o local mais frequentado nos finais de semana, onde reuníamos filhos, netos, parentes e amigos.


Essas reuniões eram bem frequentadas, principalmente aos sábados, com boas conversas, acompanhadas de pastéis fritos na hora e cervejinhas à vontade.


Com a pandemia do Covid 19, que é um vírus contagioso e que mata, esses encontros foram desativados, sem data para a sua reabertura.


Meus bisnetos de cinco, quatro e um ano, todas às vezes que me visitam, pedem as suas babás que os levem para o salão de cima.


Lá existe uma brinquedoteca onde eles se divertem.


As babás das crianças informaram à minha auxiliar que o aparelho de refrigeração acendia a luzinha verde, mas não funcionava.


O técnico chamado disse que a placa da evaporação e seu transformadorzinho haviam queimados precisando trocar por uma nova, assim como o controle remoto.


O problema do aparelho do meu quarto, que precisou ser retirado para ser consertado na oficina, foi causado pelo excesso da poeira vindo das construções vizinhas.


Aproveitei a presença do técnico para a limpeza do novíssimo da copa, que estava impregnado pela gordura vinda da cozinha.


Além do transtorno produzido, especialmente no meu quarto de dormir, essa brincadeira ficou exatamente por 3.100 reais.


Esse é o preço que se paga para morar em um apartamento grande, que com o tempo envelhece e que não pensamos quando compramos.


Gabriel Novis Neves

20-10-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.