quarta-feira, 5 de outubro de 2022

FINAL DE SEMANA DE EXPECTATIVAS


Assim como milhões de brasileiros estamos intoxicados de tantas informações.


Defronte ao computador, diante de tantos assuntos, não abordamos os finais dos próximos jogos internacionais e nacionais, pois, meus leitores não se interessam por esses assuntos. 


Da política partidária por jamais ter exercido essa profissão de político.


Sempre militei na política pública da boa saúde e educação de qualidade para todos


Como dizia a minha avó, estou no “mato sem cachorro” para escrever está crônica.


Essa é uma vantagem de ser velho, ou desvantagem, não sei.


Já vi tanta coisa desde que me entendo por gente, que hoje tenho mais incertezas que certezas, quando o assunto é política, especialmente.


Vi “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira se despedindo dos cuiabanos, nos degraus da nossa Catedral Metropolitana, com discursos inflamados dos nossos políticos rumo à Europa para derrubarem o regime nazifascista do Hitler (Alemanha) e Mussolini (Itália), que ameaçaram a dominar o mundo e foram derrotados pelas Forças Aliadas, dos países das Américas e Europa.


Do bar do meu pai (Bar do Bugre) vi os festejos em 08-05-1945, comemorando o final da 2ª Guerra Mundial.


Assisti ao retorno, em número menor, daqueles que daqui saíram abatidos nos confrontos da Itália.


Assisti da janela do meu quarto na rua do Campo (Barão de Melgaço) a notícia da queda do ditador Getúlio Vargas pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 29-10-1945 e do Interventor Júlio Muller.


Acompanhei a eleição do cuiabano Eurico Gaspar Dutra para a Presidência da República nas eleições livres e democráticas de 02-12-1945, assim como o retorno de Getúlio Vargas em 1950, por vias democráticas.


Já no Rio de Janeiro, acompanhei toda a campanha difamatória do Carlos de Lacerda e militares, terminando com o suicídio solitário do Presidente em 24-08-1954, sendo atendido pelo Dr. Rodolpho Perrisse, da Equipe Cata Preta do Hospital e Pronto Socorro Municipal Souza Aguiar, que constatou o óbito.


Seu sucessor Café Filho, foi logo afastado por problemas de saúde ficando em seu lugar o Presidente do Congresso Nacional, Deputado Calos Luz.


Este sofreu um processo de impeachment por tentar impedir a posse do Presidente eleito do Brasil, Kubitschek, sendo substituído pelo Presidente do Congresso Nacional, Deputado Nereu Ramos até a sua posse em 31-01-1955.


Governou por 5 anos com alguns percalços golpistas de miliares da FAB, como o de Aragarças e Jacareacanga, construiu Brasília e passou o poder à Jânio Quadros, já na nova capital no centro oeste brasileiro.


Jânio condecorou Che Guevara no Palácio do Planalto, assinou decretos proibindo o uso de biquínis nas praias e a rinha de galos.


Renunciou antes de completar 7 meses de mandato, em 25-08-1961.


Seu vice Jango Goulart estava na China e os militares não queriam a sua posse, dizendo que o fazendeiro de São Borja e do Uruguai, se empossado iria transformar o Brasil numa Republiqueta Socialista.


Após dias de negociações, finalmente foi empossado em 07-09-1961.


Foi derrubado pelo golpe militar de 31-03-1964, sendo empossado pelo Congresso Nacional em 15-04-1964 o Marechal Castelo Branco.


Este foi sucessivamente substituído pelos militares do Exército da mesma patente: Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo, até 15-03-1985.


Seu sucessor foi José Sarney, vice de Tancredo Neves que faleceu antes de ser empossado, eleito indiretamente pelo Congresso Nacional, que governou o Brasil de 21-04-1985 à 15-03-1985.


O 1º Presidente desta fase democrática foi Fernando Collor de Melo que derrotou o Lula.


Sofreu um impeachment assumindo o seu suplente Itamar Franco, lembrado por teu posado com uma modelo sem calcinhas, no camarote presidencial no sambódromo da Marques de Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro.


Depois, por dois mandatos de 4 anos, Fernando Henrique Cardoso, sempre derrotando o Lula no 1º turno.


Lula substituiu o FCH por 2 mandatos e elegeu a Dilma por outros 2 mandatos.


Esta sofreu impeachment sendo substituída pelo seu vice Michel Temer, no período de 31-08-2016 a 31-12-2018, e este sendo substituído por Jair Messias Bolsonaro, candidato à reeleição em 02-10-2022.


Fizemos uma viagem histórica superficial entre 1944 a 2022, durante 78 anos.


É muita informação para os jovens que têm paciência e gostam de histórias, tão habituados ao TikToc.


Gabriel Novis Neves

30-09-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.