quinta-feira, 27 de outubro de 2022

ALGUNS ASSUNTOS PITORESCOS DO BAR MODERNO


O Bar Moderno surgiu em 1920 num barracão do cinema de Cuiabá, ao lado do agora Grande Hotel, inaugurado pelo interventor Júlio Muller. 


Nessa época (1942), o Bar Moderno, conhecido como Bar do Bugre, já possuía há tempos, instalações próprias na rua Pedro Celestino esquina com a Praça da República.


No barracão do cinema o bar ficava na sala de espera e funcionava com poucas mesas e um balcão, onde eram servidos salgadinhos, doces, bombons e nas mesas, refrigerantes, cervejas e conhaques.


Os salgadinhos vinham da casa da minha avó Eugênia, auxiliada pelas suas filhas solteiras, Julita, Pequenina e Aracy.


Depois que meu pai se casou essa tarefa coube a minha mãe, como preparar os vinte litros de leite que vinham da chácara do “seo” Mário Esteves para a sorveteria do bar, que não existia no galpão do cinema.


Os garçons eram os irmãos do meu pai que não foram estudar: Tinô, Yoiô, Joãozinho.


Na verdade, era uma “lanchonete” no cinema, onde minha avó Eugênia criou um negócio familiar para seus filhos desempregados e sem profissão nesse ramo.


Eles foram criados morando nos fundos de um casarão na Praça da República onde meu avô Biézinho tinha uma grande loja de tecidos na frente da casa, como era comum antigamente.


Não sei se pelo fato da loja ser de tecidos femininos, os rapazes que não estudaram, não se animaram a suceder o meu avô, preferindo a aventura de trabalhar com bebidas.


Esse “gene” de trabalhar com bebidas parece que passou para mim.


Sendo médico, nunca participei dos negócios da venda de bebidas e refrigerantes, e fui um verdadeiro sucessor da minha avó Eugênia tendo exercido intensivamente a medicina.


O bar fechou as suas portas em 1970, e em 1989 com meu genro-filho, Mauro Carvalho (Administrador de Empresas), meu filho Ricardo (Odontólogo e empresário do agronegócio), e eu, fundamos a DISCOL (Distribuidora de Bebidas Colorado), em Várzea-Grande.


Todos os produtos da AmBev eram distribuídos em Várzea-Grande e parte de Cuiabá pela Discol.


Anos depois passei as minhas ações para os meus três filhos, já na sua imensa sede própria.  


Com a inauguração da fábrica da AmBev em Cuiabá, o antigo grupo Discol deixou a revenda de Cuiabá para a AmBev.


Hoje trabalha para a Ambev, realizando a logística para seus produtos chegarem praticamente a todos os municípios do Estado.


Acrescentaram a “revenda” de Sinop, a de Tangará da Serra e Colider.


Desde então, sua sócia é a minha filha, e seu sócio administrador Mauro Carvalho.


Há quatro anos Mauro Carvalho deixou a direção das empresas para ser chefe da Casa Civil do Estado de MT e agora disputa o cargo de 1º suplente de senador nas próximas eleições gerais de outubro, obedecendo normas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Seu principal executivo é um genro-neto (Advogado).


Daqui há 17 anos estaremos completando 100 anos que os Neves, trabalham no ramo de bebidas e refrigerantes, agora sem bar.


Esse lado pitoresco mostra que no mundo as coisas se repetem com outras rouparias, e muitas vezes se perpetuam.


Gabriel Novis Neves

30-08-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.