sábado, 22 de outubro de 2022

RUÍDOS DO DIA NASCENDO


Uma amiga, beirando os 70 anos, aposentada, com marido aposentado, dois filhos casados e com netos, conversando comigo, me disse que às cinco horas da manhã está pronta para o dia.


Se quiser enviar as minhas crônicas a essa hora, melhor. Também se quisesse bater um papo por telefone, ótimo.


Seu marido já havia preparado o cafezinho e ela tomado uma xícara.


Ele estava cuidando dos jardins e ela brincando com seu cachorrinho esperando o dia clarear para o cafezão.


Outra amiga, já entrando na melhor idade me liga ao receber minha crônica cedo, dizendo que acha chato acordar cedo, mas o que fazer?


Ela é viúva, filhos crescidos e o seu trabalho inicia geralmente às 10 h e termina quando a edição do jornal estiver fechada.


Eu geralmente durmo ás nove da noite e estou acordando depois de brigar com a cama, logo após as cinco da manhã.


Desligo o ar refrigerado, abro as janelas do quarto e portas. Bebo um copo de água em jejum e me ponho a escrever no meu zap textos como estes.


O dia ainda está escuro. Acendo as luzes do meu quarto de dormir.


Enquanto escrevo ouço latidos de cachorros (como esses bichinhos latem antes do sol sair).


Também já percebo que os pássaros estão acordando. Ouço barulho de poucos veículos e ônibus.


Às cinco horas e quarenta e um minutos, assisti a maravilha que é ver o sol nascer. Surge rapidamente ocupando o seu espaço no firmamento.


Desligo as lâmpadas do meu quarto, pois o sol já penetrou nele.


O aeroporto já liberou voos para aviões de pequeno porte decolar. Um passou rasante a minha cabeça no vigésimo andar do prédio onde moro.


Os passarinhos estão mais animados extrapolando toda essa alegria para o novo dia cantando em número maior.


O galo também canta forte e as galinhas alvoroçadas fazem enormes e gostosos ruídos.


Como é gostoso acordar cedo para saborear essa alegria de cores e cânticos que a natureza nos brinda diariamente!


O barulho dos operários nos prédios em construção, só após as sete horas.


Eles vêm misturados com o ronco das motos, caminhões, ônibus, veículos.


Substituem o cântico dos pássaros e o alto linguajar dos animais que não voam.


A minha casa acordou.


Ouço o barulho do liquidificador, dos pratos e xícaras sendo colocadas na mesa para o meu desjejum. Da cozinha vem o barulho da água da pia lavando copos empilhados no secador.


É dia!


Gabriel Novis Neves

15-02-2022









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.