quarta-feira, 12 de outubro de 2022

DIA DAS CRIANÇAS


É um dia especial para as crianças e para mim também.


As crianças, ou melhor, os pais das crianças, comemoram o seu dia inventado pelo comércio e, eu há 13 anos ganhei os meus blogs criados por meu dileto amigo, João Nunes da Cunha Neto, ilustre advogado de Cuiabá.


Iniciei a escrever crônicas após os 74 anos de idade. Antes eram só anamneses, relatórios e pareceres médicos.


Uma série de situações envolvendo perdas, solidão, idade avançada, ninho vazio, me ajudaram a encontrar um meio para envelhecer com dignidade.


Arranhava o computador por falta de um curso com essa ferramenta, embora tenha trazido para a UFMT em 1972 um IBM 11.30, para o campus universitário de Cuiabá, doação feita por Carlos Alberto Serpa de Oliveira, pró-reitor de desenvolvimento da PUC do Rio de Janeiro.


Graças à insistência da minha mulher Regina, que contratou um professor particular que vinha em casa, aprendi o bê-á-bá, digitando com o dedo maior da mão direita, até hoje.


Dizem que uma das causas das minhas dificuldades com o computador foi de não ter feito o curso de datilografia, por julgar desnecessário na minha futura profissão de médico.


Iniciei a escrever curtos trechos que viraram crônicas e enviava para apreciação de alguns amigos, inclusive para meu advogado João Cunha, que nunca me respondeu.


Quando mantive a regularidade do envio das crônicas por mais de trinta dias ele, inteligentemente, diagnosticou que não era “fogo de palha” essa minha mania de idoso em virar escritor.


Pela primeira vez me respondeu com relação às crônicas que tinha recebido e disse que tinha um presente para mim no Dia das Crianças, em 2009.


Havia criado dois blogs para que eu pudesse postar minhas crônicas, sem risco de perdê-las.


Um seria em homenagem ao meu pai e teria o nome de BAR DO BUGRE (www.bar-do-bugre.blogspot.com), onde publicaria os temas do nosso cotidiano.


O outro blog, onde colocaria as crônicas referentes a medicina e cultura, se chamava GNN-CULTURA (www.gnn-cultura.blogspot.com).


Decorridos 13 anos, a marca do Bar do Bugre foi mais forte e hoje pulico as minhas crônicas praticamente só nesse blog, tendo o auxílio da revisora Christina Meirelles, e a edição e a parte de artes gráficas, por João Cunha.


Nunca vendi nenhuma crônica e nossa equipe não é remunerada, sendo esse trabalho considerado como de utilidade pública, contando especialmente como era a Cuiabá de antigamente, sua gente e histórias.


O antigo fazedor de anamneses é hoje membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES) com sede no Rio de Janeiro.


Os blogs já publicaram 2881 crônicas, a quase maioria no Bar do Bugre, e seu escritor, contando com 87 anos de idade, faz exercícios de criação oito horas por dia, para manter a memória sempre lúcida e conectada ao mundo.


Feliz Dia das Crianças!


Gabriel Novis Neves

12-10-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.