quinta-feira, 31 de março de 2022

DR. ZELITO


Assim era conhecido carinhosamente o médico cuiabano, fazendeiro e político - José Monteiro Figueiredo.


Por muitos anos foi Diretor-Clínico da Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá.


Foi vice-governador de José Fragelli (1971-1974).


Nessa época já estava aposentado das funções de médico.


Foi um dos mais assíduos frequentadores da “Sala de Partos” número dois da UFMT.


Seu filho médico, Paulo César de Figueiredo foi um dos professores fundadores da nossa Escola de Medicina.


Sua filha única graduou-se em Direito na nossa UFMT.


Exerceu até aposentar-se a função de Procuradora do Estado.


Acompanhou e participou quase que diariamente no final da tarde dos “papos” na Reitoria.


Sarcástico, dizia sempre que eu era um sujeito de sorte.


Escolhi Atílio e Dorileo, dois verdadeiros pés de bois para trabalhar, enquanto ficava na “sala de visitas” recebendo todos que procuravam a UFMT.


Já o Dorileo, sempre brincava com o Dr. Zelito, que era considerado da casa, inclusive permanecendo na sala enquanto despachava, que alguém precisava ficar na cozinha.


Tínhamos um entendimento da importância à Instituição, tanto a cozinha como a sala de visitas.


Como viajava quase todas as semanas para Brasília, especialmente em missão de “vender” nossos projetos, participava menos que meus dois colegas do dia-a-dia da novíssima universidade.


Propus aos dois vice-reitores da época, que assumissem a gerência no campus enquanto eu ficaria focado no trabalho fora do campus.


Os dois companheiros não aceitaram, e todas as decisões de relevância eram tomadas com a minha presença.


Como bem observou o Dr.Zelito, eu era um sujeito de sorte, cujo mérito era o de ter escolhido dois trabalhadores para fazerem o meu trabalho, enquanto minha função era de ficar na sala de partos recebendo visitas.


Era a universidade nos seus primórdios.


Gabriel Novis Neves

23-02-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.