segunda-feira, 21 de março de 2022

JOGADORES REFUGIADOS


Vendo jogar os grandes times de futebol do Brasil, me lembrei da época da anistia política com o retorno dos refugiados.


Naquela época era uma festa diária no Galeão, porta de entrada do Brasil para celebrar a volta dos refugiados políticos, muitos vindos da Europa.


Agora assistimos ao retorno dos nossos craques de futebol com idade não mais competitiva para jogos dos certames dos clubes da Europa.


Lembrando dos técnicos portugueses, xodó dos grandes times do nosso futebol chegando em massa, inclusive para meu Botafogo, cujo proprietário é um milionário americano.


Até craques brasileiros que jogavam na Ucrânia, estão retornando ao Brasil à procura de um clube para ser contratado, pelo menos, enquanto perdurar a guerra contra a Rússia.


É uma verdadeira farra da volta que estamos assistindo.


Isso prova que se colocarmos os cinco melhores times brasileiros para disputarem o campeonato europeu da primeira liga, com toda a certeza irão disputar lá a segunda divisão.


O time campeão do Brasil e o da América do Sul, foram transformados em abrigo de jogadores veteranos, estrangeiros e brasileiros de volta ao Brasil.


A média de idade desses atletas é muito alta e no futebol moderno desapareceu o jogador que jogava na “sombra do campo”.


Hoje é correria o tempo todo, onde atacante joga de zagueiro.


Eles têm que ter muita saúde e juventude.


Só técnica não basta.



E mais de trinta anos para jogadores de futebol da primeira divisão é muita idade, inclusive no Brasil.


Vou assistir a um clássico paulista onde os dois times são treinados por portugueses e o número de jogadores recambiados com idade avançada é elevada.


O resultado da partida confirma tudo que escrevi antes da partida.


O time que apresentou o maior número de jogadores recambiados, onde até as substituições dos atletas eram de jogadores veteranos, foi totalmente dominado pelo seu adversário com menos repatriados.


O resultado da partida foi justo, com a vitória tranquila do time mais jovem.


O técnico português dos veteranos perdeu, pois até os de Portugal não fazem milagres, mesmo no Brasil.


Na prática o time com maior número de craques veteranos perdeu.


“A teoria é uma, a prática outra”, também valendo no futebol.


Gabriel Novis Neves

17-03-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.