terça-feira, 29 de março de 2022

O ACASO EXISTE


Na escola aprendi que o Brasil foi descoberto por acaso.


Ao longo da minha vida li muitas coisas que acontecerem por acaso, como a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, um monarquista em um pais de povo monárquico, onde o Imperador era querido pela população.


Dizem que a Independência do Brasil, proclamada quando D. Pedro I, então o Imperador do Brasil ia para Santos encontrar a sua Domitila, ocorreu também por acaso.


A nossa história recente está povoada de acontecimentos importantes e que aconteceram por acaso.


Farei o relato de apenas um para não escrever um livro de “por acasos”.


Em 1º de abril de 1964 assumiu o poder no Brasil, o “Comando Militar Revolucionário” que foi instalado por acaso no prédio do Ministério da Guerra no Rio de Janeiro, ao lado da Central do Brasil.


O chefe desse “Comando Militar Revolucionário” era o General Costa e Silva.


Com a vacância do poder, com Jango indo para o Uruguai, para evitar derramamento inútil de sangue dos brasileiros, pela Constituição Brasileira vigente assumiria a Presidência do Brasil o Presidente do Congresso Nacional, Deputado Federal por São Paulo, Ranieri Mazzilli.


Era tudo que os militares não queriam!


Às pressas foi chamado de São Paulo o famoso jurista Gama e Silva, para dar sustentação jurídica ao “Comando Militar Revolucionário”.


No dia 2 de abril, após a posse de Ranieri Mazzilli, com o poder nas mãos dos militares, desencadeia-se em todo o pais uma onda de prisões de líderes políticos, sindicais e camponeses e é decretado o AI1.


Esse Ato Revolucionário permitia também a cassação de mandatos legislativos e determinava a eleição indireta do Presidente da República para um mandato até 31 de janeiro de !966.


No dia 11 de abril, numa eleição de candidato único, o Congresso Nacional elege o Marechal Castelo Branco para a Presidência do Brasil.


O Vice-Presidente eleito foi o Deputado Federal José Maria Alckmin.


Tomaram posse no dia 15 de abril de 1964, quinze dias após o golpe militar.


O por acaso neste fato histórico nunca foi revelado em nenhum compêndio de história contemporânea do Brasil que eu li e, é o seguinte.


Quem motivou a posse do senhor Ranieri Mazzilli como Presidente do Brasil no dia 2 de abril de 1964, foi o colunista social Ibrahim Sued.


Ranieri Mazzilli era detestável pelo “Comando Revolucionário” e Ibraim um jornalista muito bem informado dos bastidores da revolução e seu “porta-voz”.


O colunista de “O Globo” naquela época inventou o “fake News”, e espalhou nas altas rodas que o “Comando Militar” tinha liberado a posse de Ranieri Mazzilli para a Presidência da República.


Este imediatamente reuniu o Congresso que o empossou como Presidente, cujo mandato terminou no dia 15 de abril com a posse do Marechal Castelo Branco.


Mais um por acaso para ser acrescentado na nossa história.


Fui escolhido pelo ministro Jarbas Passarinho para ser Reitor da UFMT, na cidade de Corumbá por ocasião da inauguração do Centro Educacional Júlia Gonçalves Passarinho.


Gabriel Novis Neves

26-03-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.