domingo, 27 de março de 2022

PITORESCOS XVIII


Bem antigamente, médico recém-formado em Cuiabá era chamado de novo, e atendia no Pronto Atendimento da Santa-Casa, chamado de “Portaria”. Hoje, o paciente vai direto ao Pronto Socorro Municipal.


Na Cuiabá antiga, só existia um Hospital Geral, que era a Santa Casa da Misericórdia, administrada pelas irmãzinhas salesianas.


Bem antigamente, médicos se elegiam governadores do Estado, e uma vez por semana pela manhã, atendiam na Portaria da Santa Casa. O último foi o médico Fernando Correa da Costa, há mais de 50 anos.


Na Cuiabá antiga, os médicos governadores preferiam atender pacientes sem condições de pagarem uma consulta, na Portaria da Santa-Casa, que em audiência no Palácio Alencastro.


Bem antigamente, pobre tinha onde ser atendido quando doente, que era a Portaria da Santa Casa.


Na Cuiabá antiga, médico não tinha especialidade. Hoje, todos os médicos são especialistas e os pacientes quando necessitam de socorro médico, não sabem a quem procurar.


Bem antigamente, médico atendia até briga de casal. Hoje, casal não briga. Pede divórcio.


Na Cuiabá antiga, médico solteiro era encontrado à noite nos cabarés. Hoje, às vezes são encontrados em motéis.


Bem antigamente, para certos chamados de atendimentos domiciliares, os médicos corriam “riscos de morte”. Também, “riscos de vida”. Os pacientes eram chamados de portadores de “alta periculosidade”.


Na Cuiabá antiga, fui chamado para prestar socorro a um morador, cuja porta da sua casa estava sendo “vítima de um atirador de carabina”. Esperei terminar a guarnição para prestar o socorro, e poder estar aqui escrevendo “Pitorescos”.


Bem antigamente, diziam que a justiça divina tarda, mas não falha. Socorro médico, também.


Na Cuiabá antiga, socorro médico era demorado pelo pequeno número de médicos clinicando. Hoje, com três escolas de medicina e outro tanto chegando, continua demorado.


Bem antigamente, médicos cuiabanos construíram hospitais para trabalhar. Hoje, venderam seus hospitais para grupos econômicos de fora. Continuam trabalhando em hospitais que um dia foram seus. Foram vítimas do capitalismo.


Na Cuiabá antiga, “práticos” eram donos de farmácias e até manipulavam receitas médicas. Depois, vieram os “doutores” em farmácias. Hoje, todas elas pertencem a grandes “redes nacionais” e os “doutores” em farmácia, são seus funcionários.


Bem antigamente, médicos “montavam” seus laboratórios de imagens e análises clínicas. Hoje, venderam seus serviços e também viraram funcionários dos grupos econômicos que são seus proprietários.


Na Cuiabá antiga, médico bom era aquele que abria a barriga dos seus pacientes. Hoje, os que fazem microcirurgias.


Bem antigamente, jogador de futebol que retirava os meniscos dos joelhos, encerrava sua carreira de atleta. Hoje, com a retirada do menisco por microcirurgia, após duas semanas o atleta está jogando normalmente.


Na Cuiabá antiga, obesidade não era doença e sim sinal de prosperidade. Hoje, obesidade se trata com cirurgia. Às vezes a cirurgia é até repetida.


Bem antigamente, obesidade era quase sempre, “transtorno hormonal”. Hoje, o “SPA” está saindo da moda.


Na Cuiabá antiga, famílias ricas, todos os anos tiravam férias e procuravam uma estância hidromineral. De preferência o Hotel Caxambu em Minas-Gerais. Voltavam remoçadas.


Bem antigamente, pensões e hotéis de Cuiabá possuíam número de alojamentos necessários, para atender a demanda.


Na Cuiabá de hoje, as pensões quase desapareceram, e os hotéis sempre tem vagas. Hoje, é difícil encontrar vagas nos motéis.


Bem antigamente, Cuiabá não tinha motéis. Hoje, os motéis têm mais apartamentos que todos os hotéis de Cuiabá.


Na Cuiabá de hoje, não existe mais o “Bar Colorido”, “Tabaris” e a “Casa da Lourdinha”. Só Motéis.


Bem antigamente, Várzea-Grande era conhecida como “Cidade Industrial”. Hoje, como “cidade dos motéis”.


A Cuiabá antiga era “Cidade Verde” das ruas arborizadas, das palmeiras imperiais e quintais verdes. Hoje, cidade do Cuiabá Esporte Clube e da Arena Pantanal!


Gabriel Novis Neves

13-02-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.