quarta-feira, 9 de março de 2022

BENEDITO PEDRO DORILEO


Estudou também na Escola Modelo Barão de Melgaço e Colégio dos Padres.


Embora fosse mais “velho” que eu, seu pai matriculou-o um ano depois da minha turma e do Atílio.


Não me lembro dele como estudante em Cuiabá.


Ao retornar para exercício da minha profissão de médico ele era famoso.


Formou-se em Direito pela Faculdade Federal de Direito de Cuiabá.


Era vereador pelo PSD, quando o Vuolo era prefeito.


Escrevia nos principais jornais de Cuiabá como “A Cruz” e o “Social Democrata”.


Foi secretário de Filinto Muller no PSD, quando me confidenciou, que aprendeu com o Senador a redigir atas das reuniões políticas.


Isso lhe foi muito útil como conselheiro da UFMT.


Comecei a me relacionar com o Dorileo, com a intermediação do Atílio, quando, além de professor, foi colocado à disposição do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC).


Dorileo como Atílio eram Procuradores de Justiça.


Quando fui nomeado Reitor Pro Tempore da FUFMT, convidei o Dorileo e Atílio para serem vice-reitores como se chamava na época.


Dorileo foi nomeado pelo Presidente da República, por indicação minha, membro do 1º Conselho Diretor com mandato de seis anos, como o meu.


É bom deixar bem claro que a universidade não foi implantada apenas por Gabriel, Atílio e Dorileo.


Muitos anonimamente ajudaram nesse projeto e serão lembrados por mim.


Dorileo foi o arquiteto jurídico da nossa universidade.


Foi o relator do 1º Estatuto da Fundação UFMT.


Do Regimento Geral e do Conselho Diretor.


Do Regimento dos diversos Centros de Ensino Superior e seus cursos.


Dos órgãos colegiados, como o Coral, Quarteto de Cordas, Orquestra Sinfônica.


Da Banda Universitária e Escola de Samba “Mocidade Independente Universitária”.


Do Museu Rondon, Museu de Arte e Cultura Popular, Teatro, Biblioteca Central, Núcleo de Documentação Histórica.


Cine Clube Coxiponês, do Restaurante Universitário e Zoológico.


Casa do estudante universitário. Do Parque Aquático, Ginásio de Esportes.


Da Fazenda Experimental em Santo Antônio do Leverger. Dos campi em Rondonópolis, hoje sede de uma Universidade Federal, e de Pontal do Araguaia (Barra do Garças).


Responsável pelo encaminhamento dos cursos para reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação.


Da regulamentação de uma comissão permanente, para realização dos vestibulares na UFMT.


Redator de atuação do Projeto Rondon e Gráfica da UFMT.


Nos primórdios era o jurista das licitações da UFMT.


Graças a esse zelo, jamais tivemos problemas com as auditorias do MEC e Tribunal de Contas da União.


Dorileo também não realizava sozinho esse trabalho. Constituiu um grupo de assessores jurídicos, jovens ex-alunos, dedicados e especializados em legislação educacional.


A parte jurídica da parte administrativa era comandada pelo Atílio.


Durante os anos em que fui reitor, contei com a grande colaboração do Atílio e Dorileo, que me sucedeu na reitoria com mandato de apenas três anos.


Gabriel Novis Neves

22-02-2022






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.