quarta-feira, 7 de julho de 2021

RETRATOS ANTIGOS


Recentemente, um amigo comentou comigo sobre retratos antigos.


Muitas pessoas confundem a palavra retrato com a palavra fotografia.


Retratos são fotografias e, fotografia é o processo de obter imagens sobre superfícies sensíveis à ação da luz. O resultado disso é o retrato, que se guarda no porta-retratos ou álbuns.


No inventário da minha mãe, há quinze anos promovido, consta que de bens materiais deixou apenas a casa, cujo aluguel servia para seu sustento.


Em compensação, deixou muitos retratos, realizados na época que fotografar era praticamente para profissionais e este ato era muitas vezes realizado no estúdio.


No sorteio da partilha coube à minha irmã quase caçula o privilégio da herança desse bem.


Frequentemente ela é consultada se tem “aquela foto"!


Da nossa cidadezinha, lembro-me do "Foto Cháu" e "Foto Mitu".


Tirada as fotografias no estúdio fechado, os filmes eram revelados e, só depois os "retratos" eram entregues ou colocados em álbuns para os outorgar aos seus proprietários.


Estou falando da década de setenta...


Bem mais tarde, compramos uma pequena máquina japonesa.


Os retratos eram muito pequenos e uma dificuldade para guardá-los, pois se perdiam com extrema facilidade pelo seu diminuto tamanho.


A Roleiflex, símbolo da modernidade em fotografar, foi popularizada pela bossa nova na voz do baiano João Gilberto, em “Desafinado”.


"... Fotografei você na minha Roleiflex”

“Revelou-se a sua enorme ingratidão”...


Com a chegada dos celulares, vivemos um momento de intoxicação de retratos, com facilidades únicas de arquivá-los numa pequena máquina portátil, facilmente carregável nos bolsos das calças, camisas ou simplesmente na mão.


E como a internet facilitou a nossa vida!


De vez em quando peço ajuda de um dos netos, para tirar dezenas deles do meu celular e coloca-los no pendrive, - o mais completo álbum de retratos que conheço.


O termo retrato me atrai muito, pois é uma verdadeira enciclopédia de fatos históricos, uma vez que todos os atos que produzem imagens fazem parte da nossa história.


Continuarei guardando retratos antigos, fiéis tradutores de uma época!


Gabriel Novis Neves

04-07-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.