quarta-feira, 14 de julho de 2021

VELHICE


A antropóloga e escritora Mirian Goldenberg tem dedicado a sua vida ao estudo da velhice. Entrevista homens e mulheres nunca com menos de 90 anos, já que sua meta é colher o máximo de depoimentos de pessoas com mais de 100 anos.


Muitos livros abordam os aspectos negativos do envelhecimento, o que não é bem apenas isso o importante. O idoso experimenta dificuldades, inseguranças e os medos nesta fase da vida, mas não devemos nunca nos esquecer dos aspectos considerados positivos.


Aos 86 anos, procuro me manter bem para, pelo menos aos 90 anos, ser entrevistado pelos alunos da Dra. Mirian


Raramente alguém faz planos para uma velhice longa, mas ela chega produzindo os “esperados estragos” da longevidade - ainda bem que nos órgãos de "segunda classe" do organismo, conforme podem ser consideradas as articulações, com  obrigatoriedade de uso da tecnologia para manter firme até a chegada ao centenário.


A razão e humor, não foram atingidos e copiando Simone de Beauvoir: “velho é o outro”.  Velho, para quase todos, é sempre “o outro”.


Apenas assumindo consciente e plenamente, em todas as fases da vida, que nós também somos ou poderemos  ser idosos, é que contribuiremos para "derrubar os medos, estereótipos e os preconceitos existentes sobre a velhice”.


O livro da professora Mirian Goldemberg é baseado em entrevistas com pessoas das mais diversas classes sociais e o melhor reavaliador da juventude é o humor, tendo isso ficado claro nas milhares de entrevistas feitas com mulheres e homens.


Eu faço piadas sobre mim e essa atitude  me faz muito bem. Amigos dizem que eu me exponho com esse tipo de brincadeiras mas, resultando em um bem psicológico pessoal, avalio a equação do custo/benefício e continuarei debochando de mim mesmo.


Quando a parte cerebral, mesmo envelhecida, está bem e produtiva, a velhice é um momento do mais puro prazer e, se puder contar boas histórias, melhor ainda.


Sem velhice não haverá vidas longevas e é bom chegar bem ao "ponto final", ignorando pessoas mal-humoradas, maldosas, invejosas, rabugentas, fofoqueiras e deprimidas. Uma pessoa tóxica pode provocar verdadeiro contágio negativo, contaminando o prazer e até mesmo a saúde orgânica deles.


Gabriel Novis Neves

12-07-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.