quarta-feira, 28 de julho de 2021

MUDANÇA DE DESTINO


No auge do prestígio do governo Ponce de Arruda, “seo” Bugre (conforme era conhecido meu pai pelo apelido) foi multado pela Secretaria de Fazenda do Estado. 


Ficou muito inconformado com a multa - a única em mais de trinta anos de comércio - pois era zeloso com o patrimônio público e tinha como contador o Diretor da Fazenda Nacional. 


Depois de noites de insônia, aproveitou uma tarde de sol cáustico, atravessou a Praça Alencastro e foi dar ciência do ocorrido ao Governador do Estado.  Após ouvir ao meu pai, e vendo certa coerência no relato, determinou o cancelamento da multa. 


Estava encerrado o caso da dor de cabeça do “seo” Bugre, mas permaneceu uma profunda mágoa com o fiscal que o multou.


No entanto, essa mágoa foi amenizada com a chegada de seu primogênito que veio fazer uma visita após ter passado em Medicina (1955) no Rio de Janeiro. Esse primogênito felizardo era eu. 


Resolvi fazer essa visita pois iria servir o exército no Rio (CPOR). E logo a seguir iria iniciar meus estágios em hospitais e maternidades. 


Passava os dias em casa com minha mãe ainda no “resguardo” do último parto, e com meus irmãos pequenos, já que não fomos criados juntos.


Certo domingo, minha mãe me ofereceu como divertimento ir ao Clube Feminino, que ficava à três casas da minha. Obediente, fui.


Sentei em uma mesa de costas para rua com algumas colegas. 


Domingo a noite era folga do tio "Tinô" (irmão do meu pai), e papai o substituía  no trabalho noturno do bar,  já que seu irmão lá trabalhava todas as noites da semana até às vinte e uma horas.


Voltando para casa era necessário passar em frente ao Clube e o hábito da população naquele tempo era parar e ficar “sapeando” quem estava lá naquela noite.


Chegando em casa contou à minha mãe o que tinha visto e que o deixou bastante contrariado. 


Ele me viu sentado na mesa com uma consanguínea do fiscal que o multara, à quem creditava ter ferido sua honra por multar o estabelecimento. A decepção o invadiu de tal maneira que até o fez dormir sem tomar o seu copo de nata de leite, tamanha a sua tristeza com o que presenciara.


O Bingo Dançante sempre terminava antes da meia-noite, horário do meu retorno. Dele, nada ouvi sobre essa contrariedade. 


Ouvi depois atentamente a minha mãe e logo marquei meu retorno ao Rio de Janeiro, para só retornar noivo da Regina, mulher que meu pai gostava muito.


Estava mudado o meu destino para sempre.


Gabriel Novis Neves

26-07-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.